UERJ 2017 – GABARITO COMENTADO – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Slide2
Colonização dos EUA 

No filme, Leonardo DiCaprio personifica o homem branco contra a “natureza hostil” do recém incorporado território americano que ficava a  oeste das treze colônias. A narrativa se insere na  construção dos mitos fundadores do Estado e da sociedade americanas.

 

 

Slide10
Globalização – Gastos públicos – Walfare State – Neoliberalismo

Num mundo sob a bandeira do Neoliberalismo, o Estado deve ser “enxuto” (menor gastos públicos).  O governo ganha eficiência, mas reduz gastos em áreas como: educação, saúde, previdência,  etc.  O walfare state moreno é revisado.

 

 

 

Slide11
Toyotismo – Fordismo – Globalização – Vantagens comparativas

O mundo se tornou um imenso almoxarifado devido  a presença de uma gama de fornecedores espalhados em vários países de acordo com suas respectivas “vantagens comparativas”.As grandes plantas industriais do fordismo fazem parte do passado. A indústria se desterritorializou na esteira da globalização.

 

 

 

uerj 2015 1q

 

O aluno deve prestar atenção na escala do mapa 1/50.000.000 (1 para 50 milhões). Isso que dizer que, para cada e 1 cm que se desloca no mapa, estaríamos nos deslocando 50 milhões de cm no espaço real. Para cada 1 cm no mapa temos 500 km (50.000.00 cm é  igual a 500 km) na realidade. Como o total do deslocamento no mapa foi de 72 cm, basta fazer uma simples multiplicação:  500 km x 72 = 36.000 km

 

 

uerj 2015 12
Ditadura militar – João Goulart – Golpe militar – Reformas de base

O texto da OAB é um manifesto das forças conservadoras que viram, nas reformas de base (agrária, política…), um atentado ao “Estado de Direito”.  Porém o que estava em jogo era a manutenção do “status quo”.

 

 

Slide14
Cartel – Holdings – Trustes – Capitalismo monopolista

A questão trabalha o Darwinismo Empresarial (Só as empresas mais fortes e aptas sobrevivem). Fusões e aquisições fazem parte do mundo corporativo desde o advento da economia de mercado.

 

 

Slide15
Nazismo – Antissemitismo – 2 Guerra Mundial

Os judeus foram vistos, pelos nazistas,  como um dos causadores da falência do Estado alemão pós primeira guerra mundial. Hitler trabalhava a noção de que por trás da contra ofensiva dos países aliados estaria o revanchismo judaico.

 

 

Slide16
Sistemas de transporte – Malha urbana 

O traçado de um cidade está ligado, em parte, ao desenvolvimento dos fluxos de transporte.O imenso labirinto formado por ruas estreitas de uma cidade medieval atendia o nível técnico do sistema de transporte dominado pela tração animal (Toledo). Já Los Angeles pós guerra exibe um traçado retilíneo e funcional típico de uma sociedade de quatro rodas.

 

 

Slide17
Rio de Janeiro – Reformas urbanísticas – insalubridade

A cidade do Rio de Janeiro entrou no Século XX com desafios a serem enfrentados como: altas taxas de mortalidade ligadas a insalubridade que atingia seu centro urbano, moradias irregulares, ruas estreitas, etc.As reformas urbanísticas tornaram a cidade mais atrativa para chegada de novos empreendimentos e mão de obra.

Obs. A Uerj adora cobrar questões sobre esse período da nossa cidade.

 

 

Slide3
Elite  agrária/rural – Era Mauá – Revolta da Chibata

A trajetória do “Almirante Negro” expõe um país multicultural que carecia de reconhecimento e respeito a sua população negra. O Barão de Mauá representou um surto modernizante que teve vida curta.Os dois personagens foram vítimas de um Estado refém de uma elite Rural/Agrária. No caso de João Cândido, racista também.

 

 

Slide4
Baby Boom – China – Expectativa de vida

A política antinatalista chinesa cumpriu seu objetivo: arrefecer as elevadas taxas de natalidade do país pós 2 guerra.A revisão dessa política se justifica através dos desafios gerados pelo envelhecimento da população verificados nas últimas décadas. A reposição da mão de obra tornou-se necessária a curto prazo.

 

 

Slide5
Exilados – imigrantes – Europa – Oriente médio

Os maiores fluxos de refugiados que chegam  a Europa são provenientes do oriente médio (agravamento das tensões) e usam o mediterrâneo para acessar o sul do continente.

 

 

Slide6
Crise no Socialismo – Guerra Fria – Mundo multipolar

A ruptura da relações dos EUA com Cuba  é um dos capítulos da Guerra Fria. A crise do socialismo mudou a ordem mundial do pós guerra (socialismo x capitalismo) e agora vivemos o mundo globalizado sob o império de novos atores globais (empresas globais, blocos econômicos, países centrais…)

 

 

Slide7
Direitos Humanos – valores e normas culturais

A legalização das uniões homoafetivas estão sendo aceitas independentemente de valores e normas culturais. O matrimônio é um dos artigos da DHDU (Declaração Universal dos Direitos Humanos)

 

 

Slide8
Imigrantes – Inglaterra – União Européia

No âmbito de um Bloco econômico, o Estado Moderno abre mão de alguns aspectos de sua soberania como por exemplo: o controle dos fluxos de imigrantes. A Inglaterra recuperaria a plena soberania sobre a imigração ao se afastar da União Européia.

 

 

 

Slide9
França – sistemas de transportes – linguagem cartográfica

O país é a França porque as linhas estão mais próximas ao longo do território francês. A França é bem servida por ramais de trens de alta velocidade.

 

Os meus gabaritos não estão “fechados”.  Aceito sugestões, críticas, correções….

Prof. LUCIANO MANNRINO

 

Veja o gabarito da nova avaliação em:

UERJ 2018 – GABARITO COMENTADO DE HUMANAS – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

PARTICIPEM DO MEU SITE: GEOVERDADE.COM
ABRAÇOS A TODOS E OBRIGADO PELAS VISITAS!!!

5 comentários

  1. Questão 50: FUSÕES E AQUISIÇÕES são caracterizados por peixes devorando outros peixes menores. Então na fusão Sadia/Perdigão (BRfoods) , quem devora quem??
    Não faz sentido… Até pq com essa fusão eles eliminam os concorrentes menores e ditam assim a tabela de preços do mercado . CARTEL

    Questão 58: Como pode ser uma questão cultural, uma discussão de diversidade CULTURAL? Todos os professores que apoiaram essa resposta me justificaram igual: “Essa resposta é a cara da UERJ, marquei sem pestanejar.”
    Ela não faz sentido, os movimentos homossexuais buscam igualdade SEMPRE, tanto jurídica quanto pra qualquer outro assunto.

    Estudei bem , tinha certeza do meu A, mas fiquei com 42. Estava convicto dessas questões. É notório que foram mal formuladas e cabiam outras resposta.
    Estou certo de que o índice de acertos delas será baixíssimo , não pela dificuldade, mas pela má formulação.

    Curtir

Deixe um comentário