Gabaritos e diagramação sendo revisados!!!

Descartes, por vezes chamado de “o fundador da filosofia moderna”, é citado no texto introdutório da questão. Sabemos que sua maior preocupação era mostrar a importância da razão na produção do conhecimento, segundo ele , é necessário uma postura crítica e autônoma do sujeito pensante.
Obs. o texto apresenta elementos para resolver a questão como por exemplo “…Nunca nos tornaremos matemáticos…se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas…”
42 AMARELA – 22 ROSA – 20 AZUL

O conhecimento estratégico que fala o texto é: Como Roma conquistou um vasto império num tempo relativamente curto? A questão envolve uma boa capacidade de interpretação. Essa questão pode ser respondida descartando as alternativas que não dizem respeito ao texto introdutório: A, B, D e E.
LETRA C
43 AMARELA – 23 ROSA – 21 AZUL
A questão fala da Revolução Iraniana que levou ao poder o ultraconservador Khomein. O processo de ocidentalização conduzido por Parlev (monarca deposto na levante) sofreu um retrocesso. As mulheres foram obrigadas a usar o Xador.
LETRA E
44 AMARELA – 24 ROSA – 22 AZUL
Ambos os textos, com posições diferentes, direcionam o debate filosófico para a compreensão da natureza do “ser”. A ontologia é a parte da metafísica que trata da natureza, realidade e existência dos entes.
LETRA C
45 AMARELA – 24 ROSA – 23 AZUL
A incorporação do espaço rural pelo meio tecnocientífico vem transformando sua natureza bucólica. Novas atividades e funções vem alterando o setor primário que agora se reveste de novas ruralidades. Ex. Ecoturismo.
Obs. A globalização, enquanto um fenômeno seletivo, não atingiu todos que vive no espaço rural, portanto, a música caipira sobrevive em sua essência.
LETRA B
40 AMARELA – 31 ROSA – 4 4 AZUL
A diminuição da taxa de fecundidade, a médio prazo, tende a diminuir a oferta de mão de obra em países que completam sua transição demográfica.
LETRA A
41 AMARELA – 32 ROSA – 45 AZUL
A modernidade descortinou um sedutor mundo de possibilidades, porém para acessá-lo é necessário abandonar nossos valores, nossas bases e tudo aquilo que nos caracteriza. Essa contradição ocorre quando os antigos referenciais não atendem as demandas e questionamentos surgidos na esteira de um mundo novo.
LETRA A
24 AMARELA – 33 ROSA – 41 AZUL
A internet transforma a informação e o conhecimento num mosaico de luzes, imagens, sons, etc, que são extremamente sedutores . A capacidade de refletir sobre as coisas e nós mesmo dão lugar a uma contemplativa alienação.
LETRA A
25 AMARELO – 34 ROSA – 42 AZUL
O cartaz permite observar a consolidação do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho ao se especializar em produzir e exportar bens primários como o café.
LETRA D
26 AMARELO – 35 ROSA – 43 AZUL
Num mundo perfeito a democracia atenderia as demandas de todos numa sociedade na base do consenso. A democracia ativista reconhece que na prática os interesses dos atores mais poderosos são impostos e propõe a mobilização dos menos abastados como forma de impedir isso.
LETRA C
Hedonismo consiste em uma doutrina moral em que a busca pelo prazer é o único propósito da vida e isso é cada vez mais oferecido pela lógica do consumo, o que aumenta a pressão sobre os recursos do planeta e violenta nossa condição humana. O “consumo logo existo” não leva em consideração as demandas das futuras gerações.
LETRA B
38 AMARELA – 16 ROSA – 25 AZUL
A questão analisa o uso dos mártires cristãos para evangelizar outros povos como negros africanos que vieram para o Brasil na condição de escravos. Essa prática obteve um relativo sucesso, mesmo com a ressignificação desses ícones pelos credos que pretendiam desconstruir.
LETRA B
39 AMARELA – 17 ROSA – 26 AZUL
A década de 1930 é marcada pela dualidade da politica externa do governo Vargas que transitava entre países aliados e países do eixo. A proposta totalitária da Alemanha nazista tangenciava a ditadura Vargas em alguns aspectos.
O avanço da fronteira agropecuária (soja, milho, gado, etc), pós década de 1960, vem devastando a savana de maior biodiversidade do planeta: O cerrado brasileiro.
Fácil.
LETRA E
36 AMARELA – 39 ROSA – 30 AZUL
Expressões como “é dando que se recebe”, “toma lá da cá” são formas de fazer política no Brasil que encontra raízes no coronelismo. Isso explica, em parte, a relação promíscua entre o Executivo e o Legislativo. A base do clientelismo.
LETRA D
31 AMARELA – 9 ROSA – 35 AZUL
Os desdobramentos da “primavera árabe” aumentaram os fluxos de refugiados em direção ao continente europeu. A tensão entre a população nativa e os imigrantes que chegam se manifesta no crescimento do xenofobismo.
LETRA E
27 AMARELA – 11 ROSA – 31 AZUL
O direito a livre circulação estava ligado a cor da pele. O controle da mobilidade da população negra foi estratégico para a manutenção do regime segregacionista do “apartheid” sul africano.
LETRA D
29 AMARELA – 13 ROSA – 33 AZUL
Os críticos consideravam a falta de cuidados com meio natural uma forma de comprometer nosso desenvolvimento, pois ele era visto como estratégico devido ao grande potencial econômico que apresentava.
LETRA A
30 AMARELA – 14 ROSA – 34 AZUL
O texto mostra a necessidade de transformar o trabalhador em um mercadoria no processo produtivo. Uma grande oferta de mão de obra, no mercado de trabalho, reduz o preço dos salários dos trabalhadores e isso acaba aumentando a margem de lucro do empregador.
LETRA C
AMARELA – 16 – ROSA 41 – AZUL 09
O niilismo esta presente quando percebemos a “desvalorização” e a morte do sentido, a ausencia de finalidade e de resposta ao “por quê”. Tudo é sacudido, posta radicalmente em discussão. A superfície, antes congelada, das verdades e dos valores tradicionais está despedaçada e torna-se difícil prosseguir no caminho, avistar um ancoradouro. Nietzschie coloca em xeque os valores e crenças ocidentais em sua famosa obra.
LETRA D
AMARELA 11 – ROSA 05 – AZUL 37
O processo de industrialização em curso estava ampliando as disparidades regionais, pois o Sudeste, região mais beneficiada pelo processo de industrialização, se tornou a região central na configuração da Divisão Territorial do Trabalho do Brasil.
LETRA D
12 AMARELA – ROSA 06 – AZUL 38
O texto mostra que o oceano não é um produtor de recursos pesqueiros ilimitado. A busca desenfreada por pescados, sem a preocupação com o defeso, está sendo responsável pelo desaparecimento de espécies em determinadas porções dos oceanos.
LETRA A
AMARELA 13 – ROSA 07 – AZUL 39
O uso econômico do mar territorial, bem como o seu reconhecimento por parte de outras nações, é um dos grandes debates no âmbito da ONU. Segundo a Convenção do Mar todo Estado costeiro tem direito a sua plataforma continental adjacente. É claro que essa legislação deve levar em consideração várias variáveis.
Exemplo: Como fazer valer seu uso sem agredir o direito de Estados próximos? É o caso do mar da China.
LETRA D
Amarela 08 – Rosa 02 – Azul 12
Considero o MERCOSUL da repressão. A integração dos serviços de inteligência de vários países sul americanos para perseguir, monitorar, prender e aniquilar dissidentes e oposicionistas.
LETRA D
Amarela 09 – Rosa 03 – Azul 13
Com a ampliação das relações assalariadas, devido a forte industrialização do pós década de 1930, o Brasil deveria contar com uma legislação trabalhista que evitasse o confronto entre trabalhador x empregador.
LETRA B
Amarela 10 – Rosa 04 – Azul 14
A conhecida projeção azimutal polar utilizada no logo da ONU é uma velha conhecida dos vestibulares e avaliações.
obs. A LETRA B indica uma projeção cônica para o hemisfério norte!!! Cuidado!!!
LETRA A
Amarela 21 – Rosa 26 – Azul 17
O mercado de crédito de carbono revela uma grande hipocrisia no debate ambiental onde países e empresas podem manter níveis de poluição desde que “paguem” cotas não utilizadas de outros países.
LETRA D
Amarela 22 – Rosa 27 – Azul 18
O processo de “europeização” das Américas levou a um forte etnocentrismo que culminou em criar e estender o conceito “índio” para todos os povos pré colombianos que viviam nas Américas mesmo que fossem extremamente diferentes.
LETRA C
Amarela 18 – Rosa 43 – Azul 05
De todas as questões desse ENEM 2017, a mais bela e enigmática é a questão 38 da prova branca.
Shakespeare nos convida a uma profunda reflexão através do seu Hamlet.
Por que aceitamos “o escárnio e os golpes do mundo, as injustiças dos mais fortes, os maus-tratos dos tolos, a agonia do amor não retribuído, as leis amorosas” , enfim todos os nossos sofrimentos e angústias se podemos dar um fim a isso?
O problema é que “não sabemos nada sobre os sonhos do sono da morte, terra estranha da qual ninguém nunca retornou…” Por isso continuamos a viver e termina seu magistral monólogo com as seguintes palavras:
“De todos faz covardes a consciência”…
Ser ou não ser eis a questão.
LETRA A
Amarela 19 – Rosa 44 – Azul 06
A propaganda, feita na ausência da patrulha do “politicamente correto”, revela-se machista quando sugere um “futuro lunar” onde a mulher ainda se mantém como responsável pela limpeza doméstica.
LETRA D
Amarela 20 – Rosa 45 – Azul 07
Com relação a continuidades que trata a questão, devemos observar a presença de políticos como José Sarney (que assumiu a presidência após a morte de Tancredo Neves). Sarney era da ARENA partido político que dava sustentação ao regime militar.
LETRA C
Amarela 04 – Rosa 19 – Azul 02
O chamamos de migração pendular o constante deslocamento de trabalhadores que moram longe de seus locais de trabalho. Esse movimento demanda um eficiente sistema de mobilidade para evitar perda de tempo no deslocamento e aumentos dos custos de transporte. A iniciativa norueguesa promete atenuar esses problemas.
LETRA B
Amarela 05 – Rosa 20 – Azul 03
Quanto maior a quantidade de equipamentos públicos e privados numa grande cidade tiver maior será seu grau de polarização. E é isso que a cidade do Rio de Janeiro possui (segunda maior cidade do Brasil), portanto sua influencia vai além dos domínios do estado do Rio de Janeiro. O que configura sua grande capacidade de polarização.
LETRA C
Amarela 06 – Rosa 21 – Azul 04
O texto introdutório fala em ilusão quando achamos que efetivamente somos responsáveis por nossas escolhas. Nossos gostos são modulados por campanhas milionárias que são veiculadas em tv, jornais, internet, etc.
LETRA E
Amarela 01 – Rosa 29 – Azul 15
Os países fazem parte da “bacia do pacífico”. Nela encontrados; exportadores de matéria prima, produtores de produtos manufaturas e um poderoso mercado consumidor que compartilham da mesma estrada natural: O oceano pacífico.
Letra E
Amarela 02 – Rosa 30 – Azul 45
ESPERO TE AJUDADO.
PROF. LUCIANO MANNARINO
ENEM 2016 – GABARITO DA PROVA DE HUMANAS – PROVAS BRANCA, AMARELA, ROSA E AZUL – Geoverdade Sou universitário e estou muito feliz porque achei uma pessoa maravilhosa que também está fazendo faculdade, se você estuda, faz faculdade ou é universitário e está solteiro ou solteira, cadastre-se no http://www.romanceuniversitario.com.br é muito legal! Fica a Dica Amigos!
Amor de Faculdade http://www.romanceuniversitario.com.br/
CurtirCurtir
[…] ENEM 2016 – GABARITO DA PROVA DE HUMANAS – PROVAS BRANCA, AMARELA, ROSA E AZUL […]
CurtirCurtir