AULA

GEOPOLÍTICA NA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO (Atividade)

 

 

Foi no início do Século XX que o Brasil finalizou seus  últimos litígios de fronteiras e se consolidou  como o quinto maior país do mundo em extensão territorial.

Como isso foi possível?

Algumas considerações:

– Portugal, nosso colonizador, vivia sua fase mercantil quando nos “descobriu”. A ambição portuguesa foi determinante  para o surgimento de um país continental.

– Nossos vizinhos sul americanos surgiram a partir do colapso da ex colônia espanhola gerando várias nações que abrigavam oligarquias provincianas. A Cordilheira dos Andes nos ajudou a ter poucos litígios com nossos vizinhos.

– As metrópoles europeias estiveram envolvidas em uma série de conflitos políticos, sociais e culturais que nos foram extremamente favoráveis: O Iluminismo, as guerras, as revoluções industrial e francesa, o período napoleônico,  etc. as mantinham em constantes tensões e isso comprometeu a manutenção de seus vastos impérios.

– O período imperial brasileiro foi determinante para criação de um país continental. A monarquia impediu a fragmentação da colônia portuguesa. As antigas regiões produtoras de bens mercantis não se tornaram países independentes como ocorrera com a super colônia espanhola.

– A habilidade da  diplomacia do período republicano foi fundamental para os fechamentos do últimos segmentos de  fronteiras. (destaque para o Barão do Rio Branco)

– A formação das fronteiras do Brasil se deu quando os EUA estavam focados na consolidação do seu vasto território “marcha para o oeste”.  Os EUA partem para projetos mais ambiciosos quando as nações americanas já conheciam seus limites.

– A Rússia construiu seu território realizando um imperialismo “endógeno” incorporando as terras do oeste da Europa (Norte da Ásia)  até o Alaska  na América do Norte sem praticamente nenhuma resistência. Esse projeto inibiu qualquer outra aventura geopolítica mais ambiciosa dos russos.

–  O Japão iniciou seu projeto imperialista  explorando seus vizinhos mais imediatos, porém foi interrompido pela desastrosa participação na Segunda Guerra.

–  A China vivia uma lógica de vida praticamente isolada e mergulhada em seu passado.  Seu “despertar” se deu somente no final do Século XX.

Questões – Ensino Médio – Noite

 

1. Aponte evidências que comprovem o “despertar” Chinês na atualidade.

 

2.Qual a relação entre o período napoleônico e a independência de colônias européias na América do Sul?

 

3.Aponte países sul americanos onde elementos naturais que foram importantes paraamerica configuração de seus respectivos territórios. Justifique.

 

 

 

 

 

 

 

4.Qual a importância do período monárquico para atual configuração do território do nosso país?

 

 

 

 

 

Para que serve a Geografia????

Se inscreva no Site…

PROFESSOR LUCIANO MANNARINO

 

ezgif.com-video-to-gif (2)

 

 

Categorias:AULA, TEXTOS ACADÊMICOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s