A prisão de Lula e o Soft Power do Brasil.

A eleição do Lula foi emblemática. A mensagem que tínhamos passado para o mundo era que o país havia consolidado sua democracia ao eleger um operário como presidente. Ele rapidamente se transformou num político Pop – artistas, governos, ongs, instituições internacionais, etc, ficaram fascinados por seu carisma e por sua trajetória.

Na reunião do G-20 em 2009 chegou a receber um singelo elogio do Obama – This is the guy! disse para o nosso presidente. O Brasil, naquela época, surfava a crista do prestígio internacional. A copa do mundo (2014) e logo após uma olimpíada (2016), algo inédito, foram o coroamento disso tudo. Parecia que finalmente nosso peso geopolítico reberverava nossa dimensão demográfica (quinta maior população) e territorial (quinto maior território)

Lula na cadeia representa uma nação corrigindo seus excessos, é verdade, mas se isso não for feito de maneira ampla, irrestrita e completa estaremos queimando todo o Soft Power adquirido por nada e ainda reforçaremos os velhos preconceitos sobre o nosso país.

Soft Power (em português, poder brando, poder de convencimento ou poder suave) é uma expressão usada na teoria das relações internacionais para descrever a habilidade de um corpo político – um Estado, por exemplo – para influenciar indiretamente o comportamento ou interesses de outros corpos políticos por meios culturais ou ideológicos. (WP)

Prof. Luciano Mannarino

ezgif.com-video-to-gif (2)

5 comentários

  1. Prof no final do texto não está faltando algo???? indiretamente o comportamento ou interesses de outros corpos políticos por meio. Por meio???? Por meio de que????

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário