O que é uma Falésia?

Falésia

Termo usado indistintamente para designar as formas de relevo litorâneo abruptas ou escarpadas ou, ainda, desnivelamento de igual aspecto no interior do continente. Deve-se, no entanto, reservá-lo, exclusivamente, para definir tipo de costa no qual o relevo aparece com fortes abruptos, como na Bretanha (França), no cabo Manuel, em Dacar, no cabo Branco, na Paraíba etc.

Resultado de imagem para formaçao de uma falesia

O trabalho do mar nas falésias se faz pelo solapamento da base. De modo geral, no estudo de uma falésia não se pode esquecer o trabalho dos agentes exodinâmicos sobre o relevo da topografia costeira.

A falésia representa o resultado do trabalho do mar como, também, dos outros tipos de erosão na topografia costeira. No sudoeste da Groenlândia tem-se a falésia de Ovifak, cuja altura chega a 700 metros. No litoral brasileiro do Espírito Santo, para o norte, temos, por vezes, bons exemplos de falésias talhadas em terrenos da série das Barreiras.

Fonte Novo dicionário geológico-geomorfológico/Antonio Teixeira Guerra, Antonio José Teixeira Guerra-Bertrand Brasil


Prof. Luciano Mannarino

6 comentários

  1. No Peru tem uma falésia muito bonita e impresionante em frente ao Pacífico, na Costa Verde de Larcomar em Lima. Tem até um Shoping Center sobre ela parques, áreas verdes, é realmente um lugar encantador.

    Curtir

Deixe um comentário