atividades AULA VÍDEOS

CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO (vídeo e atividades)

 

 

Foi no início do Século XX que o Brasil finalizou seus  últimos litígios de fronteiras e se consolidou  como o quinto maior país do mundo em extensão territorial.

Como isso foi possível?

Algumas considerações:

  • Portugal, nosso colonizador, vivia sua fase mercantil quando nos “descobriu”. Aa moeda ambição portuguesa foi determinante  para o surgimento de um país continental. A possibilidade de obter riquezas aumentava  de acordo a obtenção da posse de um vasto território.

  • Nossos vizinhos sul americanos surgiram a partir do colapso da ex colônia espanholaamerica gerando várias nações com populações que se concentravam na faixa do litoral do pacífico. A Cordilheira dos Andes se constituia num obstáculo para a o adensamento da faixa central do continente.

  • As metrópoles europeias estiveram envolvidas em uma série de conflitos políticos, aansociais e culturais que nos foram extremamente favoráveis: O Iluminismo, as guerras, as revoluções industrial e francesa, o período napoleônico,  etc. as mantinham em constantes tensões e isso comprometeu a manutenção de seus vastos impérios.

  • O período imperial brasileiro foi determinante para criação de um país continental. A monarquia impediu a fragmentação da colônia portuguesa. (enfrentou vários levantes de contestação) As antigas regiões guerra-dos-farraposprodutoras de bens mercantis não se tornaram países independentes como ocorrera com os vice-reinos espanhóis.

barao rio branco

  • A habilidade diplomática do início do período republicano foi fundamental para os fechamentos do últimos segmentos de  fronteiras. (destaque para o Barão do Rio Branco)

  • As imensas bacias hidrográficas navegáveis foram importantes para consolidar a1200px-Amazonriverbasin_basemap posse de porções de território durante a vigência da União Ibérica.

  • A formação das fronteiras do Brasil se deu quando os EUA estavam focados na consolidação do seu vasto território “marcha para o oeste”. eua Os EUA partem para projetos mais ambiciosos quando as nações americanas já conheciam seus limites.

  • A Rússia construiu seu território realizando um imperialismo “endógeno” incorporando as terras do oeste da Europa (Norte da Ásia)  até o Alaska  na América doimperio russo Norte sem praticamente nenhuma resistência. Esse projeto inibiu qualquer outra aventura geopolítica mais ambiciosa dos russos.

  • A China vivia uma lógica de vida praticamente isolada e mergulhada em seu chinapassado e se tornou socialista  após a 2 Guerra Mundial. As modificações realizadas na economia planificada levou o país a experimentar um rápido crescimento nas últimas décadas.  Hoje o Brasil é estratégico para as ambições chinesas.

 

 

 

Questões – Ensino Médio – Noite

1. Aponte evidências que comprovem o “despertar” Chinês na atualidade. Quais são os principais  interesses que os chineses tem em nosso país?

2.Qual a relação entre o período napoleônico e a independência de colônias europeias na América do Sul?

3. Qual a importância do período monárquico para atual configuração do território do nosso país?

4. Qual o papel das Bacias Hidrográficas na consolidação do território da colônia portuguesa? Será que nosso país teria o mesmo tamanho se houvesse um imenso deserto hostil no lugar do Rio Amazonas?

5. O Brasil é “filho” do mercantilismo português! Justifique a afirmativa!

Questões

1. É possível identificar na atualidade elementos econômicos, sociais, políticos e culturais que estejam ligados ao nosso processo de colonização? Justifique.

2. O que é uma Bacia Hidrográfica? Estabeleça diferenças entre as bacias hidrográficas presentes no vídeo.

3. Explique o processo de incorporação do Acre ao Brasil.

4. Quais parcelas do território brasileiro serviram ao mercantilismo português?

5. Aponte outros elementos naturais, além dos rios, que foram importantes na mercantilização do nosso território.

 

 

Slide1

 

Slide2

 

Slide3

 

Slide4

 

Slide5

 

Slide6

 

 

 

Economia de Arquipélago

0 “check-list” identitário (avaliação)

 

Prof. Luciano Mannarino.

1 comentário em “CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO (vídeo e atividades)

  1. Pingback: A GEOPOLÍTICA DO PÓS GUERRA (vídeo e atividades) – Prof. Luciano Mannarino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: