Av Pres. Vargas…

         Um objeto  geográfico que persiste na paisagem como algo  arcaico, como uma herança do passado é denominado de “rugosidade”.  Devemos a Milton Santos o desenvolvimento desse conceito extremamente interessante.  Um trilho de bonde desativado, um armazém de um cais de porto obsoleto, uma casa antiga, são exemplos de rugosidades.

         Milton Santos nos alertava sobre  o caráter político e circunstancial do conceito.  Um objeto geográfico se torna uma rugosidade devido, em alguns casos, a iniciativa de agentes hegemônicos que controlam a evolução do espaço urbano: Empresas, Governos, Especulação Imobiliária, etc. É necessário analisar a   dimensão sociogeofráfica do objeto.

1182671
Arcos da lapa: rugosidade incorporada a paisagem da cidade do Rio de Janeiro.

                Segundo o que se pensava na época, nossa capital não evoluiria através de um verdadeiro labirinto de rugosidades criado no Brasil colônia,  o que constituía, uma verdadeira “inercia espacial”. Portanto, diversas reformas urbanas foram introduzidas para adequar a cidade a demanda e a fluidez do  capital e  dentre as intervenções eu destaco a abertura da Av Presidente Vargas construída por Henrique Dodsworth (nomeado prefeito pelo presidente Getúlio Vargas na década de 1940)).

          E de uma vez só, são arrasados vários quarteirões  e com eles uma parte da nossa história. Somem do mapa 4 igrejas do Séc. XVIII, palácios, cortiços, etc,  para dar lugar a imponente  Av  Pres Vargas. A via serviu para acessar o “coração” cidade quando ela cruza a Av Rio Branco (antiga avenida central construída no início do século pela reforma Pereira Passo), na altura da Igreja da Candelária.

0001-072186-_20011213
antes..

vargas44
depois…
 

Bibliografia

Sanders, Armelle – A história do Rio de Janeiro

Fundamentos Geográficos do Turismo – Volume 1

http://www.almacarioca.com.br

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s