O que ē Erosão?

O que é erosão?

Destruição das saliências ou reentrâncias do relevo, tendendo a um nivelamento ou colmatagem, no caso de litorais, enseadas, baías de depressões.  A uma fase de erosão (gliptogênese) corresponde, de modo simultâneo, uma fase de sedimentação (litogênese).

Considerando o problema da erosão, em face da topografia do globo terrestre podemos concretizar nosso pensamento, falando da existência de duas morfologias superpostas. No primeiro caso, morfologia infra-estrutural do conjunto do relevo, resumindo os traços essenciais num mapa, de escala grande. No segundo, o caos que raramente as cartas topográficas representam seriam as formas menores devido à erosão acelerada.

erosao

Alguns autores são muito restritos no conceito de erosão, considerando-a apenas como o trabalho mecânico de destruição — exercido pelas águas correntes, carregadas de sedimentos. Em nada, porém, se justifica o fato de não se considerar como erosão a decomposição química feita pelas águas correntes, uma vez que se considere no sentido amplo a destruição das formas salientes.

Pode-se distinguir vários tipos de erosão:

a) erosão acelerada;

b) erosão elementar;

c) erosão eólica;

d) erosão fluvial;

e) erosão glaciária;

f) erosão marinha;

g) erosão pluvial.

O termo erosão implica, para o geólogo e para o geógrafo, a realização de um conjunto de ações que modelam uma paisagem. O pedólogo e o agrônomo, porém, consideram-na apenas do ponto de vista da destruição dos solos.

Do ponto de vista geomorfológico, analisando-se o trabalho da destruição do relevo feito pelas águas cor rentes e pelos outros agentes erosivos, chegou-se à conclusão de que há uma diminuição de 1/10 de milímetro da altitude do relevo durante cada ano. Para que houvesse um arrasamento completo de todo o relevo das terras emersas, seria necessário cerca de 7.000.000 de anos. No entanto, esse fato não poderá acontecer em virtude do rejuvenescimento de certas áreas da superfície terrestre, produzido pela orogênese e pelo vulcanismo.

Fonte: Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico – Antônio Teixeira Guerra/Antônio José Teixeira Guerra

Questões

Como a erosão contribui para a formação e transformação contínua das paisagens terrestres?

De que maneira a erosão acelerada pode ser influenciada por atividades humanas e quais são suas consequências ambientais?

Qual é a importância de considerar tanto os aspectos mecânicos quanto químicos da erosão na análise geomorfológica?

Como diferentes tipos de erosão (eólica, fluvial, glaciária) interagem com os ecossistemas e afetam a biodiversidade local?

Por que o entendimento da erosão é crucial para a gestão sustentável dos solos e dos recursos hídricos?

Como o conhecimento sobre a erosão pode auxiliar na prevenção e mitigação de desastres naturais, como deslizamentos e enchentes?

De que forma a erosão pode revelar informações sobre a história geológica e climática de uma região?

Quais são os desafios de equilibrar a ação da erosão natural com a necessidade de preservação do solo em áreas agrícolas e urbanas?

Como as mudanças climáticas podem influenciar os padrões de erosão no futuro?

Em que medida a ação humana pode contribuir para o “rejuvenescimento” das paisagens, contrariando os efeitos naturais da erosão?

Prof. Luciano Mannarino

O que é Arenização?

VÍDEO – INTEMPERISMO – “TEMPO REI”

Atafona, distrito do RJ que vem sendo engolido pelo mar, serve de alerta para erosão costeira

.

Um comentário

Seu comentário é muito importante!!!