O que é solo?

Camada superficial de terra arável possuidora de vida microbiana. Algumas vezes o solo é espesso, outras vezes pode ser reduzido a uma delgada película ou mesmo deixar de existir. As rochas que afloram na superfície do globo estão submetidas a ações modificadoras dos diversos agentes exodinâmicos. Um dos processos mais importantes na formação dos solos é a alteração do material inicial, ficando no próprio local sem ter sido transportado. Isto tanto pode ser solo como pode ser rocha decomposta.

A diferença primordial entre um e outro é que, mesmo no estado mais avançado da decomposição, a rocha não possui vida microbiana. Os solos possuem vida. Esta nasce geralmente com a alteração das rochas, desenvolvendo-se com elas as associações vegetais. Com a desagregação mecânica das rochas, temos o começo das formações móveis sedimentares.

Slide14
Horizontes do solo

A pedogênese propriamente dita só começa com o aparecimento da vida microbiana. Os solos podem evoluir à maneira de um ser vivo, isto é, possuindo um “ciclo vital”. As associações vegetais que têm sua fonte de alimentação no manto superficial de terra arável estão em íntima interdependência com o meio ecológico.

O solo é o único ambiente onde se encontram reunidos, em associação íntima, os quatro elementos: domínio das rochas ou pedras da vida biosfera. É um complexo vivo elaborado na superfície de contato da crosta terrestre, com seus invólucros: atmosfera, hidrosfera e a formação de organismos vegetais e animais que lhes dão a matéria orgânica.

Questionário

Explique a principal diferença entre solo e rocha decomposta, de acordo com o texto.

Por que a presença de vida microbiana é considerada um marco no início da pedogênese?

O que o autor quer dizer ao afirmar que o solo “evolui à maneira de um ser vivo, possuindo um ‘ciclo vital'”? Como isso reflete a relação entre o solo e as associações vegetais?

Quais são os quatro elementos que, segundo o texto, estão reunidos de forma única no solo? Explique a importância da interação entre esses elementos.

Descreva o processo que leva à formação de solos a partir de rochas. Qual é o papel dos agentes exodinâmicos nesse processo?

Por que o solo é considerado um “complexo vivo”? Como essa característica o diferencia de outros componentes da crosta terrestre?

Explique a importância do manto superficial de terra arável para as associações vegetais e sua interdependência com o meio ecológico.

Qual é o papel da desagregação mecânica das rochas na formação dos solos? Como esse processo contribui para o início das formações móveis sedimentares?

A alteração do material inicial pode resultar tanto em solo quanto em rocha decomposta. Quais são os fatores que determinam essa diferenciação?

O que significa o termo “pedogênese” e quais são os fatores fundamentais para o início desse processo de formação do solo?

Prof. Luciano Mannarino

Fonte Novo dicionário geológico-geomorfológico/Antonio Teixeira Guerra, Antonio José Teixeira Guerra-Bertrand Brasil

 

 

 

Seu comentário é muito importante!!!