atividades

Desenvolvimento Desigual e Combinado.

                  Podemos compreender o Desenvolvimento Desigual  e Combinado como uma lei cuja preocupação central é explicar a formação obrigatória, no âmbito do sistema capitalista e sob a égide do Imperialismo, de áreas periféricas e atrasadas em contraponto a áreas desenvolvidas, Mas, a partir dos esforços intelectuais de alguns geógrafos, é empreendida uma tentativa teórico-metodológica de captar a espacialidade do desenvolvimento desigual, ou seja, fazer uma leitura geográfica do Desenvolvimento Desigual e Combinado (THEIS; BUTSKE, 2009).

                  Podemos afirmar que a leitura que a ciência geográfica realiza, a partir da teoria do Desenvolvimento Geográfico Desigual e combinado, é a interpretação  espacial das diferenças econômicas do capitalismo nas mais diferentes escalas. O que autores como Neil Smith e David Harvey propõem é que não basta compreender historicamente as diferenças econômicas e sociais do mundo: há por detrás deste abismo entre desenvolvimento e subdesenvolvimento uma razão geográfica, isto é, é necessário para a reprodução do sistema capitalista que existam diferenças econômicas, políticas e sociais expressas no território, isto é, que sempre existam áreas menos desenvolvidas em detrimento de outras mais avançadas. Enfim, o que seria dos países centrais se não existissem países periféricos? O desenvolvimento desigual é a expressão geográfica das contradições do capital (SMITH, 1988, p. 217).

                 Assim, o Desenvolvimento Geográfico Desigual e Combinado é uma necessidade para o capital. E necessário que existam campo e cidade para que os setores da economia se mostrem produtivos — o campo produz a matéria-prima, enquanto a cidade a transforma em mercadorias e depois as comercializa. E necessário que em qualquer cidade haja centro para que exista periferia, pois existem especializações comuns destas áreas, com seus diferentes produtos e serviços, e os trabalhadores das periferias funcionam como exército industrial de reserva, por exemplo, porque, de acordo com as necessidades do centro, podem ou não estar empregados.

          E, fundamentalmente, é uma exigência do capitalismo, em âmbito mundial, que existam países centrais e países periféricos. O conjunto formado pelos países centrais exerce a liderança política, o domínio econômico e espraia a sua cultura dominante. E os países periféricos se adaptam às necessidades dos países centrais: fornecem matérias-primas, que vão desde o abastecimento de alimentos até os combustíveis fósseis; oferecem a segurança de um extenso mercado consumidor, que vai seletivamente sendo apropriado; lutam para que tenham em seus territórios filiais de grandes fábricas instaladas, quando estas, na verdade, encontrarão mão de obra abundante e taxas de impostos reduzidos…”

Fundamentos Geográficos do Turismo. v3/Gilmar Mascaranhas, Daniella Pereira de Souza Silva, Luiz Guilherme de Souza  Xavier – RJ: CECIERJ.

Questões – Ensino Médio – Noite

  1. Segundo a teoria, qual seria o papel dos seguintes países na lógica do sistema capitalista?
  • EUA
  • Angola

2. O que buscam as transnacionais nos países periféricos?

3. O “desigual e combinado” se reproduz em várias escalas e dimensões. Exemplifique usando a espacialidade do território brasileiro.

4. “O desenvolvimento desigual é a expressão geográfica das contradições do capital”. É possível romper essas contradições? Aponte caminhos.

5. O domínio econômico precisa da domínio cultural para se impor?  Justifique.

7 comentários em “Desenvolvimento Desigual e Combinado.

  1. Escrevi e sai correndo

    Simm

    Curtir

  2. Professor muito legal, só podia medir resistores também.

    Curtir

  3. Do vasco

    Professor aula tá boa mas eu to com fome

    Curtir

  4. Pedro Lucas (Quintino)

    ISSO SIM E ENSINAR GEOGRAFIA

    Curtir

  5. Pedro Quintino

    ISSO SIM É DAR AULA DE GEOGRAFIA

    Curtir

  6. Pedro Quintino

    ESSE PROFESSOR MERECE O TÍTULO DE MELHOR PROFESSOR DA FAETEC

    Curtir

  7. Só Deus sabe

    Aula do professor é internacional

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: