Determinismo Geográfico (atividade)

“Os primeiros geógrafos acadêmicos produziram a teoria do determinismo geográfico. Esta teoria pressupõe que o meio natural exerce grande influência sobre o comportamento do homem, isto é, as comunidades. Fatores como o clima poderiam determinar o comportamento de todo um grupo humano. O interessante é observar que esta teoria, produzida pelos europeus, tratou de definir que o melhor clima seria justamente o seu clima temperado.

Os climas tropical e equatorial, ao contrário, foram por eles considerados como perniciosos, posto que determinariam comportamento indolente nos povos. Nesta teoria, os povos europeus, devido aos rigores relativos de seu clima, foram historicamente impelidos ao trabalho organizado, e à criatividade, para produzir alimentos e gerar abrigo contra o frio.

Os povos africanos e latino-americanos, (ou do Sudeste Asiático) ao contrário, devido à abundância de água e alimentos, e a um clima que não obrigava a produção de agasalhos ou abrigos consistentes, se acomodaram na preguiça. Chegava-se a afirmar que o calor produzia um estado de torpor que tornava o ser humano completamente inapto para o trabalho. Azar da África, que é reconhecidamente o mais tropical de todos os continentes.

A teoria geográfica do determinismo geográfico ou ambiental se aliou a outras teorias sociais do século XIX, como a do evolucionismo e do difusionismo cultural. O evolucionismo pressupunha que todas as sociedades existentes no planeta tenderiam a passar pelas mesmas etapas em sua longa evolução civilizatória. Em outras palavras, haveria um único caminho evolutivo a ser percorrido historicamente pelas sociedades humanas.

Neste percurso, estariam alguns povos em estágio avançado de evolução e outros em estágio mais atrasado. O mais curioso é que, mais uma vez, justamente os europeus se viram a si mesmos como os povos mais adiantados”

CECIERJ – Fundamentos Geográficos do Turismo – Gilmar Mascarenhas/Daniella Pereira de Souza Silva/Luiz Guilherme de Souza Xavier

Questões


Explique a teoria do determinismo geográfico e discuta como ela relaciona o meio natural ao comportamento humano.

Analise criticamente a visão eurocêntrica presente na teoria do determinismo geográfico. Quais são os principais problemas dessa perspectiva?

Compare a teoria do determinismo geográfico com o evolucionismo do século XIX. Quais semelhanças e diferenças você identifica entre essas abordagens?

De que maneira as condições climáticas podem influenciar a organização social e econômica de uma comunidade, conforme proposto pelo determinismo geográfico? Dê exemplos.

Discuta as principais críticas contemporâneas ao determinismo geográfico. Como a geografia moderna aborda a relação entre ambiente e sociedade de forma diferente?

A teoria do determinismo geográfico atribui características negativas a climas tropicais. Como essa visão reflete preconceitos culturais e raciais do século XIX?

Como o difusionismo cultural se alinha com a teoria do determinismo geográfico? Explique a interação entre essas duas teorias sociais do século XIX.

Considere um país com clima temperado e outro com clima tropical. De acordo com o determinismo geográfico, como essas diferenças climáticas poderiam influenciar o desenvolvimento econômico e social de cada país?

Quais são os principais fatores, além do meio natural, que a geografia contemporânea considera na análise do comportamento humano e do desenvolvimento das sociedades?

Reflita sobre a importância histórica da teoria do determinismo geográfico para a disciplina de geografia. Mesmo com suas limitações, que contribuições ela trouxe para o campo?

    Prof Luciano Mannarino

    Conceitos de Geografia

    Geografia e a Marvel (Espaço Geográfico)

    Seu comentário é muito importante!!!