Serra Gaúcha (RS)

Canela, vizinha da cidade de Joelho (foi uma piada!!!), Gramado, Caxias do Sul e Cia, são municípios que se localizam na Serra Gaúcha (RS). A Serra faz parte, segundo Ross, do Planalto e Chapadas da  Bacia do Paraná.

viagem 202
Na fronteira entre o Brasil “alemão” (Nova Petrópolis)  e o Brasil “italiano” (Caxias do Sul) temos o Vasco da   Gama!!!!

A ocupação da Serra Gaúcha é tema recorrente em toda aula de imigração no Brasil porque revela uma série de elementos como:

  • Ela atendeu a visão racista de parte dos governantes ao oferecer condições para a ocupação de levas de imigrantes europeus. Incomodava as elites um grande número de negros na população brasileira.
  • Ela fez parte da necessidade de aumentar o efetivo da região com claro objetivo de consolidar a posse do sul do Brasil frente aos nossos vizinhos: Paraguai, Uruguai e Argentina.
  • Ela se insere nos fluxos de emigrantes europeus  em busca de oportunidade de trabalho em outras partes do mundo
  • Ela revela episódios de genocídio de índios caiacanques, que viviam na região, através das mãos de “bugreiros.
  • Ela aprofunda uma nova forma de acesso e produção da terra no Brasil: pequenas propriedades policultoras.

A Serra Gaúcha apresenta uma beleza cênica fascinante: Vegetação, Revelo, Clima, etc, compõe um quadro natural com forte vocação turística.

viagem 604

Basta apontar a câmera que a natureza faz o resto

A altitude (média de 1000 metros) e a latitude (30 graus S) produzem o clima com as mais baixas  temperaturas do Brasil: O Subtropical

viagem 413
A altitude amplifica a queda da temperatura das massas polares...

O afloramento vulcânico, característico da região, permitiu a ocorrência do basalto.  A rocha magmática extrusiva se tornou o alicerce de construções, calçamentos, etc

viagem 310
Igreja construída com basalto. Cristianismo e Geologia em Canela (RS)

A regularidade  de chuvas, solos férteis e temperatura amenas explicam a exuberante floresta subtropical. A vegetação é  um dos grandes biomas do Brasil; A floresta de araucária.

viagem 626
“araucária angustifolia”

Os núcleos coloniais deram lugar a várias cidades que ainda guardam algumas lembranças da imigração europeia: seja na língua, arquitetura, culinária, etc.

As condições naturais e culturais impuseram o processo de “turistificação”, bastou fortalecer a infraestrutura de acomodação e transporte para o turismo se tornar umas das atividades econômicas que sustentam a região.

              Vale a viagem!!!!!

 

 

2 comentários sobre “Serra Gaúcha (RS)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s