ENEM 2016 – GABARITO DA PROVA DE HUMANAS – PROVAS BRANCA, AMARELA, ROSA E AZUL

Gabaritos e diagramação sendo revisados!!!

enemm
René Descarte – Epistemologia – Racionalismo – Ciência

Descartes, por vezes chamado de “o fundador da filosofia moderna”,  é citado no texto introdutório da questão. Sabemos que  sua  maior preocupação era  mostrar a importância da razão na produção do conhecimento, segundo ele ,  é necessário uma postura crítica e autônoma  do sujeito pensante.

Obs. o texto apresenta elementos para resolver a questão como por exemplo “…Nunca nos tornaremos matemáticos…se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas…”

42 AMARELA – 22 ROSA – 20 AZUL

Slide2
Insira uma legenda

O conhecimento estratégico que fala o texto é: Como Roma conquistou um vasto império num tempo relativamente curto? A questão envolve uma boa capacidade de interpretação. Essa questão pode ser respondida descartando as alternativas que não dizem respeito ao texto introdutório: A, B, D e E.

LETRA  C

43 AMARELA – 23 ROSA 21 AZUL

Slide3

A questão fala da Revolução Iraniana que levou ao poder o ultraconservador Khomein. O processo de ocidentalização conduzido por Parlev (monarca deposto na levante) sofreu um retrocesso. As mulheres foram obrigadas a usar o Xador.

Figura1

LETRA E

44 AMARELA24 ROSA22 AZUL

Slide4

Ambos os textos, com posições diferentes, direcionam   o debate filosófico para a compreensão da natureza do “ser”.  A ontologia é a parte da metafísica que trata da natureza, realidade e existência dos entes.

LETRA C

45 AMARELA24 ROSA23 AZUL

 

 Slide5

A incorporação do espaço rural pelo meio tecnocientífico vem transformando sua natureza bucólica. Novas atividades e  funções vem alterando o setor primário que agora se reveste de novas ruralidades. Ex. Ecoturismo.

Obs. A globalização, enquanto um fenômeno seletivo, não atingiu todos  que vive no espaço rural, portanto, a música caipira sobrevive em sua essência.

LETRA B

40 AMARELA – 31 ROSA – 4 4 AZUL

Slide6

A diminuição da taxa de fecundidade, a médio prazo, tende a diminuir a oferta de mão de obra em países que completam sua transição demográfica.

LETRA A

41 AMARELA 32 ROSA45 AZUL

Slide7

A modernidade descortinou um sedutor mundo de possibilidades, porém para acessá-lo é necessário abandonar nossos valores, nossas bases e tudo aquilo que nos caracteriza. Essa contradição ocorre quando os antigos referenciais não atendem as demandas e questionamentos surgidos na esteira de um mundo novo.

LETRA A

24 AMARELA33 ROSA41 AZUL

 

Slide8

 A internet transforma a informação e o conhecimento num mosaico de luzes, imagens, sons, etc, que são extremamente sedutores . A capacidade de refletir sobre as coisas e nós mesmo dão lugar a uma contemplativa alienação.

LETRA A

25 AMARELO 34 ROSA  – 42 AZUL 

Slide9

O cartaz permite observar a consolidação do Brasil na Divisão Internacional do Trabalho ao se especializar em produzir e exportar bens primários como o café.

LETRA D

26 AMARELO35  ROSA43 AZUL

 Slide10

Num mundo perfeito a democracia atenderia as demandas de todos numa sociedade na base do consenso. A democracia ativista reconhece que na prática os interesses dos atores mais poderosos são impostos e propõe a mobilização dos menos abastados como forma de impedir isso.

LETRA C

 

 Slide11

Hedonismo consiste em uma doutrina moral em que a busca pelo prazer é o único propósito da vida e isso é cada vez mais oferecido pela lógica do consumo, o que aumenta a pressão sobre os recursos do planeta e violenta nossa condição humana. O “consumo logo  existo” não leva em consideração as demandas das futuras gerações.

LETRA B

38 AMARELA16 ROSA25 AZUL

Slide12

A questão analisa o uso  dos mártires cristãos para evangelizar outros povos como negros africanos que vieram para o Brasil na condição de escravos. Essa prática obteve um relativo sucesso, mesmo com a ressignificação desses ícones pelos credos que pretendiam desconstruir.

LETRA B

39 AMARELA17 ROSA26 AZUL

Slide13

A década de 1930 é marcada pela dualidade da politica externa do governo Vargas que transitava entre países aliados e países do eixo.  A proposta  totalitária da Alemanha nazista tangenciava a ditadura Vargas em alguns aspectos.

Slide15

O avanço da fronteira agropecuária (soja, milho, gado, etc), pós década de 1960, vem devastando a savana de maior biodiversidade do planeta: O cerrado brasileiro.

Fácil.

LETRA E

36 AMARELA39 ROSA 30 AZUL

 

 

Slide17

Expressões como “é dando que se recebe”, “toma lá da cá” são formas de fazer política no Brasil que encontra raízes no coronelismo. Isso explica, em parte, a relação promíscua entre o Executivo e o Legislativo. A base do clientelismo.

LETRA D

31 AMARELA 9 ROSA35 AZUL

 

 Slide19

Os desdobramentos da “primavera árabe” aumentaram os fluxos de  refugiados em direção ao continente europeu. A tensão entre a população nativa e os imigrantes que chegam se manifesta no crescimento do xenofobismo.

LETRA E

27 AMARELA11 ROSA31 AZUL

Slide21

O direito a livre circulação estava ligado a cor da pele. O controle da mobilidade da população negra foi estratégico para a manutenção do regime segregacionista do “apartheid” sul africano.

LETRA D

29 AMARELA13 ROSA33 AZUL

 

Slide22

Os críticos consideravam a falta de cuidados com meio natural uma forma de comprometer nosso desenvolvimento, pois ele era visto como estratégico devido ao grande potencial econômico que apresentava.

LETRA A

30 AMARELA14 ROSA34 AZUL

 

Slide23

Slide24

O texto mostra a necessidade de transformar o trabalhador em um mercadoria no processo produtivo. Uma grande oferta de mão de obra, no mercado de trabalho, reduz o preço dos salários dos trabalhadores e isso acaba aumentando a margem de lucro do empregador.

LETRA C

AMARELA – 16ROSA  41AZUL 09

Slide26

O niilismo esta presente quando percebemos a “desvalorização” e a morte do sentido, a ausencia de finalidade e de  resposta ao “por quê”. Tudo  é sacudido, posta radicalmente em discussão. A superfície, antes congelada, das verdades e dos valores tradicionais está despedaçada e torna-se difícil prosseguir no caminho,  avistar um ancoradouro. Nietzschie coloca em xeque os valores e crenças ocidentais em sua famosa obra.

LETRA D

AMARELA 11ROSA 05AZUL 37

Slide27

O processo de industrialização em curso estava ampliando as disparidades regionais, pois o Sudeste, região mais beneficiada pelo processo de industrialização, se tornou a região central na configuração da Divisão Territorial do Trabalho do  Brasil.

LETRA D

12 AMARELAROSA 06AZUL 38

Slide28

O texto mostra que o oceano não é um produtor de recursos pesqueiros ilimitado. A busca desenfreada por pescados, sem a preocupação com o defeso, está sendo responsável pelo desaparecimento de espécies em determinadas porções dos oceanos.

LETRA A

 AMARELA 13ROSA 07AZUL 39

 

slide31

O uso econômico do mar territorial, bem como o seu reconhecimento por parte de outras nações, é um dos grandes debates no âmbito da ONU. Segundo a Convenção do Mar todo Estado costeiro tem direito a sua plataforma continental adjacente. É claro que essa legislação deve levar em consideração várias variáveis.

Exemplo: Como fazer valer seu uso sem agredir o direito de  Estados próximos? É o caso do  mar da China.

LETRA D

Amarela 08Rosa 02Azul 12

slide32

Considero o MERCOSUL da repressão.  A integração dos serviços de inteligência de vários países sul americanos para  perseguir, monitorar, prender e aniquilar dissidentes e oposicionistas.

LETRA D

Amarela 09Rosa 03Azul 13

 

slide33

Com a ampliação das relações assalariadas, devido a forte  industrialização do   pós década de 1930, o Brasil deveria contar com uma legislação trabalhista que evitasse o confronto entre trabalhador x empregador.

LETRA B

Amarela 10 Rosa 04Azul 14

slide34

A conhecida projeção azimutal polar utilizada no logo da ONU é uma velha conhecida dos vestibulares e avaliações.

obs. A LETRA B indica uma projeção cônica para o hemisfério norte!!! Cuidado!!!

LETRA A

Amarela 21Rosa 26Azul 17

slide35

O mercado de crédito de carbono revela uma grande hipocrisia no debate ambiental onde países e empresas podem manter níveis de poluição desde que “paguem” cotas não utilizadas de outros países.

LETRA  D

Amarela 22Rosa 27 Azul 18

 

 

slide37

O processo de “europeização” das Américas levou a um forte etnocentrismo que culminou em criar e estender  o conceito “índio” para todos os povos pré colombianos que viviam nas Américas mesmo que fossem extremamente diferentes.

LETRA C

Amarela 18Rosa 43Azul 05

slide2

De todas as questões desse ENEM 2017, a mais bela e enigmática é a questão 38 da prova branca.

Shakespeare nos convida a uma profunda reflexão através do seu Hamlet.

Por que aceitamos “o escárnio e os golpes do mundo, as injustiças dos mais fortes, os maus-tratos dos tolos, a agonia do amor não retribuído, as leis amorosas” , enfim todos os nossos sofrimentos e angústias se podemos dar um fim a isso?

O problema é que “não sabemos nada sobre os sonhos do sono da morte, terra estranha da qual ninguém nunca retornou…” Por isso continuamos a viver e termina seu magistral monólogo com as seguintes palavras:

“De todos faz covardes a consciência”…

Ser ou não ser eis a questão.

LETRA  A

Amarela 19 Rosa 44Azul 06

slide38

A propaganda, feita na ausência da patrulha do “politicamente correto”, revela-se machista quando sugere um  “futuro lunar” onde a mulher  ainda se mantém como responsável pela limpeza doméstica.

LETRA D

Amarela 20Rosa 45 Azul 07

slide40

Com relação a continuidades que trata a questão, devemos observar a presença de políticos como José Sarney (que assumiu a presidência após a morte de Tancredo Neves). Sarney era da ARENA partido político que dava sustentação ao regime militar.

LETRA C

Amarela 04Rosa 19Azul 02


slide41

O chamamos de migração pendular o constante deslocamento de trabalhadores que moram longe de seus locais de trabalho.  Esse movimento demanda um eficiente sistema de mobilidade para evitar perda de tempo no deslocamento  e aumentos dos custos de transporte. A iniciativa norueguesa promete atenuar esses problemas.

LETRA B

Amarela 05Rosa 20 Azul 03

slide42

Quanto maior a quantidade de equipamentos públicos e privados numa grande cidade tiver maior será seu grau de polarização.  E é isso que a cidade do Rio de Janeiro  possui (segunda maior cidade do Brasil), portanto sua influencia vai além dos domínios do estado do Rio de Janeiro. O que configura sua grande capacidade de polarização.

LETRA C

Amarela 06 Rosa 21Azul 04

 

slide43

O texto introdutório fala em ilusão quando achamos que efetivamente somos responsáveis por nossas escolhas. Nossos gostos são modulados por campanhas milionárias que são veiculadas em tv, jornais, internet, etc.

LETRA E

Amarela 01Rosa 29 Azul 15


slide44

Os países fazem parte da “bacia do pacífico”.  Nela encontrados; exportadores de matéria prima, produtores de produtos manufaturas e um poderoso mercado consumidor que compartilham da mesma estrada natural: O oceano pacífico.

Letra E

Amarela 02 Rosa 30Azul 45

ESPERO TE AJUDADO.

PROF. LUCIANO MANNARINO

youtube-1

2 comentários

  1. ENEM 2016 – GABARITO DA PROVA DE HUMANAS – PROVAS BRANCA, AMARELA, ROSA E AZUL – Geoverdade Sou universitário e estou muito feliz porque achei uma pessoa maravilhosa que também está fazendo faculdade, se você estuda, faz faculdade ou é universitário e está solteiro ou solteira, cadastre-se no http://www.romanceuniversitario.com.br é muito legal! Fica a Dica Amigos!
    Amor de Faculdade http://www.romanceuniversitario.com.br/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s