Consumo x Produção

O trabalho é o principal meio de ter acesso a renda e consequentemente aos bens e serviços que precisamos. Isso é dos motores da economia capitalista.

De maneira didática funciona assim: Um funcionário de uma montadora de automóvel recebe o seu salário e irriga a economia através do seu ato de consumo e assim por diante.

Num universo perfeito, se todos os habitantes fossem consumidores e produtores de seus próprios bens e serviços o nível de desemprego seria baixo devido a interdependencia entre esses atores.

Mas empresas sempre buscam diversas formas de baratear a produção. Uma dela é através das vantagens comparativas  (salário menor, imposto menor, matéria prima mais barata, etc) onde estiverem. Isso maximiza seus lucros.

Esse mecanismo afeta  a solidariedade entre produtores de bens e serviços e o mercado de consumo de um país porque empresas acabam produzindo em lugares onde não foram fabricados.

Um rápido passeio numa Hi happy (loja de brinquedos) veremos que quase todos os bens não foram produzidos no Brasil.

Os produtos dessa loja  atestam o processo intenso de desindustrialização por importação que estamos assistindo e não precisamos ser especialistas para relacionar ao aumento do desemprego em nosso país e de suas perversas implicações sociais.

Se todo brasileiro produzisse tudo aquilo que consome, teríamos que importar mão de obra…

 

Prof. Luciano Mannarino.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s