UERJ 2016 – GABARITO COMENTADO DE HUMANAS – 2 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

 

 

Slide2
Infraestrutura – Governos Militares  – Migração pendular

A  ponte  diminuiu o tempo de deslocamento do trecho da BR 101 quando ela atingia a Baia da Guanabara. Hoje o fluxo de veículos, ao longo do seu percurso, encontrasse saturado nos horários de pico (manhã no sentido Rio e tarde no sentido Niterói) e em dias que antecedem feriados prolongados. A ponte é usada como  eixo de deslocamento de trabalhadores e produtos  entre essas duas cidades e de turistas em direção a região dos lagos.
Obs. Foi um marco da fusão  entre o Estado da Guanabara e o Estado do Rio de Janeiro.

Obs. O Texto introdutório ajudou.

 

Slide3
urbanização – hierarquia urbana – fluxos de transportes – rede urbana

Os grandes eixos de chegada e saída de passageiros apontam para alguns pontos do território nacional. Esses eixos são cidades  como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, etc.Vemos de maneira clara o grau de polarização que essas cidades apresentam dentro da nossa rede urbana.
Obs. Brasília apresenta um grande fluxo de passageiros por motivo óbvio. É o centro do poder político.

CSlide3

 

 

Slide4
Rio de Janeiro – Reformas Urbanísticas – Pereira Passos

O início do século XX marca um série de alterações na porção central da Cidade do Rio de Janeiro. Essas alterações foram conduzidas pelo Prefeito Pereira Passos. A principal foi a abertura da Av. Central (hoje Rio Branco). O passado colonial, os cortiços, as doenças, as ruas estreitas, os morros, etc. incomodava nossos governantes.  A cidade do Rio de Janeiro deveria  se transformar numa “Paris dos Trópicos” Começa a ganhar forma:  A Cidade Maravilhosa.

 

Slide5
China – Revolução Cultural 

Revolução Cultural Chinesa foi uma profunda campanha político-ideológica conduzida por Mao  em decorrência do fracasso do plano econômico Grande Salto no final da década de 1950.O uso de campos de trabalhos forçados foram utilizados para neutralizar opositores e críticos ao regime comunista chinês. O Grande Timoneiro se afastava da URSS, mas utilizava práticas Stalinistas para se manter no poder.

Slide6
IDH Brasil – Disparidades regionais

A questão menciona as variáveis pertinentes ao IDH (educação, renda e longevidade).A letra D a única que apresenta  fatores ligados a uma dessas variáveis: a longevidade.As demais alternativas tem fatores ligados evolução do nosso IDH, mas não necessariamente de maneira  direta.
Obs. Note as diferenças entre o IDH do Centro Sul (alto) e o IDH do Norte/Nordeste (médio). O  Brasil Belíndia!!!!

 

Slide7
Direitos da Mulher – Cidadania – Estados Unidos

O voto feminino foi uma conquista após a conscientização e a luta das mulheres.  A restrição ao voto feminino estabelecia  diferenças dos papéis de cada gênero nas jovens democracias ocidentais.
Obs. Somente em 1932 é que a mulher brasileira teve esse direito reconhecido!!!

Slide8
placas tectônicas – energia alternativa – Islândia.

A questão analisa a obtenção de energia elétrica a partir do calor do interior da terra. As faixas de contato entre placas tectônicas (linhas vermelhas no mapa) marcam as áreas onde o magma (rocha derretida pelo calor) aflora junto a superfície terrestre.O aluno deve saber onde se localiza cada um dos países, elencados pelas alternativas, para compreender a viabilidade de obtenção desse tipo de energia.A Nigéria, o Uruguai e a Austrália se encontram afastados de encontros tectônicos.

O gabarito é a terra de Lazytown: A Islândia.

fototectonica1
O mergulhador encontrasse entre a Europa e América do norte

placas tectonicas

 

 

 

 

 

 

 

 

Slide9
Reformas de Base – João Goulart – Golpe Militar

As Reformas de base propostas por João Goulart incluíam os setores educacional, fiscal, político e agrário. A distribuição de terra (reforma agrária) aos trabalhadores rurais contribuiria para  o acesso a renda a partir da venda da produção agrícola familiar para o mercado interno

Slide10
favelização – política habitacional

A ausência da fiscalização do poder público, o volume crescente de pessoas que não tem condições de arcar com os custos habitação, o terrenos ignorados pela especulação imobiliária, etc. geram uma forma informal de moradia marcada por casas precárias, geminadas, mal construídas onde os serviços de coleta de lixo, esgotamento sanitário, eletrificação ficam comprometidos.

favela_1

 

Slide11
Ditadura militar – partidos  políticos

A charge de Ziraldo satiriza o desempenho pífio da ARENA (Aliança Renovadora Nacional) nas eleições de 1974.A sigla dava  sustentabilidade política aos governos militares. O grande vitorioso foi partido da oposição o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). O fato já assinalava o aumento da insatisfação com a repressão e a duração da ditadura.A redemocratização lenta, gradual e segura começaria  a partir do Governo Geisel.
Obs. No período ditatorial só existiam duas legendas (ARENA e o MDB).  O MDB personificava uma oposição consentida (restrita)

 

Slide12
globalização – internacionalização da produção – transportes

As “vantagens comparativas” dos países asiáticos vem  reconfigurando a localização de plantas industrias pelo mundo. Isso explica o elevado volume dos porto dessa porção do mundo. Contêineres são as melhoras formas de transportar uma gama de produtos manufaturados nessas nações por, muitas vezes, empresas que obtém a licença para produzir.

26115459367366
Ipad fabricado na China – desenho americano, mão de obra chinesa e mercado global…

 

 

Slide13
construção da cultura brasileira – identidade nacional

A  língua portuguesa nos unia e também nos ligava aos valores europeus e dentro de uma necessidade de buscar uma identidade nacional surgiram movimentos que defendiam   tropicalização da  língua a partir da inclusão de  palavras e expressões que eram faladas em nosso território. A tarefa foi assumida por vários escritores em meados do século XIX. O português falado e escrito no Brasil começava a se distanciar da matriz européia. Perdermos ou ganhamos o sotaque?

construção da cultura brasileira – identidade nacional

Slide14
transporte – poluição atmosférica

O metrô é um transporte de passageiros que usa energia elétrica para se movimentar. Um eficiente sistema metroviário, numa determinada cidade, reduz a uso de automóveis particulares e isso acaba contribuindo para melhorar a qualidade do ar urbano, pois serão menos emissores de poluentes em circulação

transporte – poluição atmosférica

 

Slide15
tecnologia – internet – países centrais – países periféricos

Os países centrais e seus amplos mercados consumidores  são as que mais utilizam as infovias para comunicação e transferência de dados ao longo do mundo. A densidade do uso da internet  descortina o óbvio. A tecnologia apresenta um custo de uso e isso acaba tendo uma dimensão excludente entre as nações. Compare o uso da internet na Europa com o uso na África

 

Slide17
xenofobismo – Alemanha – neonazismo

A diferença é vestígio da Guerra Fria. As Alemanhas foram divididas logo após a Segunda Grande Guerra. O lado oriental ficou sob influência do Socialismo Russo até a queda o Muro de Berlim. A elevada taxa de desemprego e  a manutenção do sentimento xenófobo encontraram um campo fértil para o fortalecimento do Partido Nacional Democrata nessa porção da Alemanha.
Obs. Hitler mandou um abraço!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s