pensamentos

A virtualização do real

Desde que o ser humano adquiriu sua consciência, ela se deu a partir do processamento das imagens da realidade vivida. A cada compreensão das coisas, ampliava-se nosso o universo das ideias numa espiral exponencial. Pois bem, o mundo real é virtualizado e passamos a ser o seu hospedeiro.

A realidade, quando incorporada em nossa mente, é apropriada pelo inconsciente que a torna metafórica, simbólica, fantasiosa, revestida de múltiplos significados. É por isso, talvez, que gostamos da linguagem do cinema, da televisão, etc., pois esses elementos nos remetem a esse mundo: Hollywood o torna real. Um filme acessa diretamente esse universo e nos captura e fascina, pois nos livra do esforço da imaginação.

Bom, onde quero chegar???

É que smarfones, tablets, computadores, etc., estão tornando essa conexão mais acessível, pois eles nos remetem ao universo da nossa consciência, onde se alojam lembranças, vivencias, receios, fantasias, nossos amigos e parentes (através das redes sociais), de maneira imediata. Isso, talvez venha explicar o aumento das horas dedicadas a esses equipamentos até chegarmos a um ponto em que nossa ligação será permanentemente perigosa. E aí, estaremos diante de um verdadeiro paradoxo: Um corpo real que sustenta uma consciência imersa no mundo virtual.

Prof. LUCIANO MANNARINO.

#geoverdade

0 comentário em “A virtualização do real

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: