O maciço da tijuca é uma cadeia de elevações que se estende por uma área de 95 km². Devido a seu alinhamento litorâneo, desde o início da colonização, ele se tornou um elemento que desafiava o pleno adensamento da população carioca, porém sua presença foi fundamental para consolidação da cidade do Rio de Janeiro.
A principal função que ele desempenhou no passado foi a de ser a “caixa d água” potável durante os primeiros séculos, no entanto, podemos perceber outras funções como: de liberdade (muitos quilombos foram fundados nele; depois destruídos), opção de moradia para a população mais abastada que se protegia de doenças contagiosas, fornecedor de madeira, lenha e pedra, proteção da cidade contra ataques inimigos e força hidráulica para primeiras fábricas que se instalaram na cidade.
Fonte: Escritos sobre espaço e história – Maurício de Almeida Abreu
Questões
1) O maciço da tijuca foi obstáculo e solução para o surgimento da Cidade do Rio de Janeiro. Justifique a contradição.
2) Explique a presença da exuberante vegetação sobre o suas vertentes.
3) A maciço da tijuca foi refúgio da população oprimida no passado e continua sendo na atualidade. Explique a afirmação.
4) Aponte uma solução que os antigos governos usaram para acessar água potável presente nas encostas do maciço da Tijuca?
5) Levando em consideração o desenvolvimento tecnológico da produção. Por que as primeiras fábricas do Rio Colônia se estabeleceram próximas ao maciço da tijuca?
Professor Luciano Mannarino.
[…] “Caixa d’ Água” do Rio Antigo (atividade ) […]
CurtirCurtir