atividades

Namazu e os terremotos. (Atividade)

          De acordo com o mito popular japonês, a causa de seus constantes terremotos é um peixe gigante que vive em tocas subterrâneas, conhecido como Namazu. A criatura é muitas vezes descrita como um peixe-gato (bagre) de enormes proporções. O Namazu é considerado um dosNamazu_01 Youkais (criaturas mitológicas sobrenaturais), causador de infelicidades e desastres durante muito tempo no Japão. A temida criatura foi muito retratada em namazu-e (ukiyo-e), as antigas xilogravuras nipônicas.

          Segundo a lenda, somente o deus Kashima pode imobilizar um Namazu. Com a ajuda de uma grande rocha conhecida como “kaname-ishi” (Pedra fundamental), vai empurrar o gigantesco peixe contra os fundamentos da terra. No entanto, o deus às vezes se cansa ou é distraído de seu dever. Como aconteceu certa vez, Kashima se ausentou de suas funções deixando Ebisu (deus da pesca e comércio) no comando. Conforme dita a crença, Namazu vai usar estes momentos de distração para mexer a cauda, provocando um grande terremoto no mundo humano.

 

http://www.cacadoresdelendas.com.br

 

Questões – Ensino Médio – Noite

1)  Na lenda é possível identificar a relação entre a cultura japonesa e uma importante atividade econômica que sempre caracterizou o Japão. Justifique

2) A luz dos mais recentes avanços da geologia, qual é o motivo para existência de abalos sísmicos de forte intensidade no território japonês?

3) Para abalos sísmicos de mesma intensidade o número de vítimas fatais podem apresentar diferenças. Explique essa diferença entre o  Haiti em relação ao Japão.

4) Qual era a explicação para existência de terremotos segundo  o mito popular?

5) Aponte uma  explicação mitológica para um outro fenômeno natural.

 

Prof. Luciano Mannarino

ezgif.com-video-to-gif (2)

Categorias:atividades

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s