De acordo com o mito popular japonês, a causa dos constantes terremotos é um peixe gigante que vive em tocas subterrâneas conhecido como Namazu. A criatura é muitas vezes descrita como um peixe-gato (bagre) de enormes proporções. O Namazu é considerado um dos Youkais (criaturas mitológicas sobrenaturais), causador de infelicidades e desastres. A temida criatura foi muito retratada em namazu-e (ukiyo-e), as antigas xilogravuras nipônicas.
Segundo a lenda, somente o deus Kashima pode imobilizar o Namazu usando uma grande rocha conhecida como “kaname-ishi”. O problema é que ele, às vezes, se cansa ou é distraído de seu dever. Conforme dita a crença, Namazu usa esses momentos para mexer a cauda e provocar grandes terremotos no mundo humano.
http://www.cacadoresdelendas.com.br
Questões – Ensino Médio – Noite
1) Na lenda é possível identificar a relação entre a cultura japonesa e uma importante atividade econômica que sempre caracterizou o Japão. Justifique
2) A luz dos mais recentes avanços da geologia, qual é o motivo para existência de abalos sísmicos de forte intensidade no território japonês?
3) Para abalos sísmicos de mesma intensidade o número de vítimas fatais podem apresentar diferenças. Explique essa diferença entre o Haiti em relação ao Japão.
4) Qual era a explicação para existência de terremotos segundo o mito popular?
5) Aponte uma explicação mitológica para um outro fenômeno natural.
Prof. Luciano Mannarino
Pingback: ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL VISCONDE DE MAUÁ – TERCEIRO ANO/2020 – Prof. Luciano Mannarino