O PRIMITIVO E O MODERNO (atividade)

As-funções-do-mito-1

         “Não há momentos primitivos que, em uma sucessão cronológica linear, sejam substituídos por momentos modernos subseqüentes. O que se compreende como primitivo pode, inclusive, conviver com o que se denomina moderno. E, além disso, nem sempre o primitivo é o tempo histórico antecedente ao moderno. Completa-se: nem sempre, também, o moderno é o presente.

         Os conceitos de moderno e de primitivo servem, apenas, como referência para a interpretação da história. Algumas questões podem orientar a reflexão. Moderno: a que tempo pertence? Quais são os seus valores? Como as sociedades organizam critérios para a construção de suas verdades, de seus saberes, de seus mitos e, sobretudo, de que modo os grupos experimentam e constroem a relação conhecimento/ ação? Em que o saber e o conhecimento se diferenciam em circunstâncias e momentos primitivos e modernos?

          Para o mundo contemporâneo, que assume todas as contradições da modernidade, os “mitos primitivos” não são mais do que fantasias transformadas em lendas. O que é o mito, no entanto, para os povos primitivos? O mito é um meio através do qual os povos primitivos buscam explicar a realidade. A primitividade dispensa o conhecimento, tal como concebido na modernidade pelos parâmetros ou critérios próprios desses outros espaços-tempos. Entretanto, mais do que um meio de interpretação, os povos primitivos têm, no mito, um instrumento de viabilização de sua existência e sua situação no mundo…”

 

Cássio Eduardo Viana Hissa – A modibilidade das fronteiras – BH- Editora UFMG

 

Questões:

  1. Segundo o Autor, o que seriam os mitos primitivos para as sociedades contemporâneas e o que eles representavam para as primeiras civilizações?
  2. Justifique a reflexão que o Autor faz no primeiro parágrafo apontando elementos  arcaicos presentes em nossa atual realidade.
  3. Podemos compreender como viviam os “povos primitivos” usando valores e referenciais que sustetam nossa atual realidade? Justifique.
  4. Existem mitos contemporâneos? Exemplifique!

 

 

 

 

Texto para usar no Ensino Médio

  • Introdução ao Ensino da Geografia
  • cropped-imagem1011.png

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s