GABARITO

ENEM 2018 – GABARITO COMENTADO DA PROVA DE GEOGRAFIA

Slide2

Slide3

O surgimento dessa imensa caixa de aço (container) deu maior segurança, rapidez e comodidade ao transporte de manufaturados. Cerca de 95% de toda carga transportada por mares se encontram em contêineres. A universalização de seu uso exigiu vultosos investimentos na infraestrura logística com o desenho de navios de transporte, reforma de portos, do surgimento de guindaste para contêineres, adaptação de caminhões e locais para seu armazenamento.
Luciano Mannarino

Slide4

Slide5

Em áreas urbanizadas, a infiltração da água da chuva no solo é dificultada pelas construções, asfaltos, e calçamentos. Isso amplia o escoamento superficial (água da chuva que corre sobre o solo impermeabilizado), que devido ao volume, pode comprometer o sistema de drenagem e ocasionar enchentes e bolsões de agua.
Luciano Mannarino

Slide6

Slide7

A formação de solos ferruginosos se dão em ambientes onde o processo de decomposição dos elementos mais pesados do solo é influenciado por climas que tem precipitações concentradas em determinadas épocas do ano. No Brasil, esse solo se relaciona como o clima tropical semi úmido, porções do centro oeste, onde as chuvas se concentram no verão austral.

O que é laterita?

Luciano Mannarino

Slide8

Slide9

Slide10

Fazer parte de uma família, de uma tribo para os integrantes de uma comunidade significa a sua própria sobrevivência, Em porções do continente africano, é uma rede de solidariedade que permite que as pessoas sejam protegidas. A ruptura desses laços afetivos levam a indigência. “A pobreza é a solidão”.
Luciano Mannarino
Slide11
A exigência da fluidez do capital, comércio, dos valores, etc, através dos limites físicos dos países, impõe uma lógica de vida que desestrutura modelos estabelecidos. Uma consequência trágica desse processo é o aumento dos fluxos de imigrantes. E é aí que a globalização revela o seu conteúdo excludente, pois os países que se beneficiam do comércio desigual se toram mais seletivos em relação ao imigrantes.
Luciano Mannarino.
Slide1
A formação de centros de alta pressão atmosférica (anticiclones) dificultam a chegada de umidade onde eles se estabelecem, pois se caracterizam por serem dispersores de massas de ar e ventos. No Brasil, eles se relacionam a fenômenos climáticos mundiais como o “el nino”. Se formam sobre a porção centro litoral atlântico e diminuem o regime de precipitação no Sudeste e Nordeste enquanto estiverem atuando.
Luciano Mannarino

Slide12

Slide13

A Europa do final do Século XIX vivia a sua fase Neocolonial e a geografia se tornou um conhecimento estratégico devido a sua capacidade de inventariar riquezas naturais de um território. O continente africano passou a ser um imenso supermercado! Interessante reparar no discurso das autoridades francesas vestígios da escola determinista alemã de Ratzel.
Luciano Mannarino.

 

Slide14Slide15

Slide16

Slide17

Slide18

Slide19

 

Slide21

Slide2

 

Slide23

Slide24

Slide25

 

Slide26

A implantação de colônias judaicas nos territórios dos palestinos após a Guerra dos Seis dias revelou uma preocupação já as taxas de natalidade, diferentes entre judeus e palestinos, geraria um desconforto em poucas décadas. Os judeus se constituiriam em minorias em porções de Gaza e da Cisjordânia que, por acordos internacionais, não lhes pertenceriam.
A questão se resolveria de maneira mais fácil se o aluno soubesse o significada da expressão “preeminência” (vantagem)
Luciano Mannarino.
Slide27
Os ciclones tropicais são fenômenos atmosféricos formados por grandes desequilíbrios barométricos (pressão atmosférica). Na imagem da questão é possível perceber o papel que os oceanos tem em sua formação. Eles se localizam na faixa intertropical (exceto a porção equatorial) e , segundo a sua área de ocorrência e da intensidade de seus ventos, são chamados de: Furacão, Tufão e Depressão Tropical.
Luciano Mannarino

Slide28

Slide29

A silvicultura (cultivo de floresta) vem aumentado devido aos ganhos de produtividade, pois utilizada métodos naturais e artificiais para produção de madeira com fins comerciais. Ela é utilizada para fabricação de papel, móveis, etc. A ampliação de seu uso preserva a vegetação nativa, porém causa erosão genética (a diversidade de uma floresta dá lugar a espécies mais rentáveis)
Luciano Mannarino

Slide30

Slide31

Slide32

Slide33

O texto da questão mostra a importância da bacia hidrográfica para o desenvolvimento de civilizações devido a disponibilidade de água, terras férteis e transporte. O vale do Tigre e Eufrates sempre se mostrou um berçário de impérios desde o inícios dos tempos.
Luciano Mannarino.
Slide34
A agricultura ecológica exige um manejo cuidadoso do produtor o que a torna inviável para os grandes produtores agropecuários. Boa parte da produção desse tipo de cultura é realizada por pequenos produtores familiares que encontram dificuldades para acessar financiamentos públicos e privados.
Luciano Mannarino
Slide3

 

Slide36

 

Slide4

Slide38

Slide39

Slide40

Slide41

Slide42

Slide43

Slide44

Slide45

anamorfose

Dentre as alternativas da questão, a letra C é a única que permite que o conceito de Anamorfose, presente no início da questão, seja plenamente caracterizado. Percebemos que os países que compõe o continente americano estão distorcidos para evidenciar o papel do PIB de cada nação. A questão exige do candidato uma boa interpretação da definição de Anamorfose, como também, o conhecimento de diversas formas de representação do espaço geográfico.

Luciano Mannarino

5

0 comentário em “ENEM 2018 – GABARITO COMENTADO DA PROVA DE GEOGRAFIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: