AULA

Tipos Climáticos no Mundo: Subtropical

 

Subtropical Seco

Extensão latitudinal: 20 a 35 0 N e S.

Causado pelo mesmo tipo de massas de ar, o clima subtropical seco nada mais é do que a extensão norte do clima Tropical Seco. A amplitude térmica anual é maior que no tropical seco. Para a parte inferior deste tipo de clima, temos uma estação fria marcada em termos de temperaturas, enquanto na parte superior temos um período de frio notável. Isso acontece no momento em que o sol ocupa sua posição mais baixa durante o ano e se deve, em parte, às invasões de massas de ar polares continentais (PC) de altas latitudes, o que mostra que esse clima é influenciado pelo massas de ar polares. A precipitação é concentrada no mesmo período e é causada pela entrada de tempestades de latitude média na zona subtropical.

Slide2

Exemplo: A cidade de Yuma (Arizona), perto da fronteira mexicana, a uma latitude de 330 N. As temperaturas anuais revelam um notável ciclo sazonal, com verões quentes. A estação fria, em nível médio mensal, apresenta valores tão baixos quanto 13 C e a oscilação térmica anual é de 20 C. A precipitação, sendo o total de 8 cm, é pequena em todos os meses, mas tem dois máximos: máximo de agosto, causado por Massas Oceânicas que envolve atividade tempestuosa; e as fortes chuvas de dezembro a março produzidas pelas tempestades de latitudes médias seguindo uma trajetória meridional. Os meses de maio e junho apresentam uma quantidade nula de precipitação.

 

Subtropical Úmido

Extensão latitudinal: 20 a 35 0 N e S.

As margens continentais e orientais das regiões subtropicais são dominadas pelas massas de ar Tropicais Marítimas que vem das bandas ocidentais das células de alta pressão localizadas nos oceanos. Essas massas de ar fornecem intensas chuvas de verão, a maioria delas do tipo convectivas. As ocasionais tempestades tropicais provocam fortes chuvas. A precipitação durante o inverno também é abundante e são originadas pelas tempestades das latitudes médias. Massas Polares são freqüentes nesta época do ano, trazendo períodos de clima muito frio. Os verões, por outro lado, tendem a ser quentes com um grau de umidade uniformemente alto. Não há meses de inverno com temperaturas abaixo de 0 C. Os tipos subúmido, úmido e perúmido são distintos (muito chuvosos). Este clima esta caracterizado no sudeste da Asia devido a as monções que aumenta a quantidade de chuvas no verão.

 

 

Slide2

 

Exemplo: A cidade de Charleston (Carolina do Sul) localizado na costa leste, a uma latitude de 330 N. Nesta região, geralmente temos uma marca de chuva máxima durante o verão. A precipitação total anual é alta (120 cm) e para cada mês é de pelo menos 5 cm. O ciclo térmico anual é fortemente desenvolvido, com uma oscilação anual de 17 ° C. Os invernos são suaves, com uma temperatura média para janeiro de 10 ° C positivos.

 

Clima Subtropical Muito Úmido

Extensão latitudinal: 20 a 35 0 N e S.

 

Slide1

 

Exemplo: A cidade de Nagasaki, localizada na costa oeste, a uma latitude de 33 N acima de Kyushu, a ilha mais ao sul do arquipélago do Japão. Pertence ao subtipo muito úmido, com precipitação anual total de mais de 190 cm, que é o período mais intenso durante o verão; Tanto junho quanto julho recebem mais de 25 cm, refletindo a notável influência dos ventos monçônicos.. Pelo contrário, a precipitação é baixa durante os meses de inverno, quando a massa de ar seco do interior da Ásia domina o clima. O ciclo térmico em Nagasaki reflete um desenvolvimento maior do que em Charleston, embora durante o verão as temperaturas sejam semelhantes nos dois locais. Os meses de inverno em Nagasaki são mais frios do que na cidade americana; mesmo assim, as temperaturas do mês mais frio têm um valor médio superior a 0 C.

 

Geografia Física – Arthur N. Strahler/Alan H. Strahler – Ediciones Omega.

 

0 comentário em “Tipos Climáticos no Mundo: Subtropical

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: