AULA

UERJ 2020 – 2 EXAME DE QUALIFICAÇÃO – GABARITO COMENTADO – HUMANAS.

 

Slide2
 

LETRA C

 

A pesquisa revela que há um exagero na estimativa da quantidade de imigrantes em cada país e isso é capitalizado por partidos políticos de extrema direita. São partidos que se fortaleceram  ao apoiar a restrição a entrada de imigrantes ao  defenderem que muitas mazelas estão relacionadas a elevada presença deles.

uerj 2020 2
 

LETRA B

 

Realizar obras para diminuir os impactos sócio-ambientais de diversos empreendimentos empresariais é visto como um custo desnecessário e perfeitamente contornável em nosso país. Isso é feito  para  aumentar a margem de lucro, no entanto, os custos de um desastre ambiental acaba sendo extremamente danoso quando ocorrem.

Slide3
 

LETRA A

 

Embora não houvesse mudança no uso da projeção de Mercator para ambas publicações, foi feito a correção devido as deformações que essa projeção oferece para as médias e altas latitudes do nosso planeta. A banca da Uerj sempre nos brinda com uma questão de cartografia. Antes que eu esqueça, a terra é redonda mesmo!

Slide4
 

LETRA B

 

 

 

Slide5
 

LETRA A

 

Verificamos a contradição quando percebemos  que  grupos políticos/econômicos colocam  seus interesses acima dos demais cidadãos. Isso revela a natureza circunstancial   do nosso Art. 5 da  Carta Magna que afirma que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza…..”

 

Slide6
 

LETRA D

 

A Alemanha da década de 1930 vivia o apogeu do Nacionalismo Totalitário “Nazismo” que foi responsável por terríveis atrocidades. O gesto do chanceler alemão em 1970, além de ser percebido como um perdão ao povo  judeu, também marcou uma aproximação da Alemanha Capitalista em relação aos seus vizinhos do leste. Alguns consideram isso o início da reunificação das Alemanhas.

Slide7

LETRA A

A evolução dos sistemas de transporte e comunicação deram a teoria desenvolvida por Walter Chistaller uma dimensão global, no entanto, a “alma” do seu estudo está presente quando verificamos que os lugares centrais “cidades globais” podem ser classificados hierarquicamente em função da quantidade e diversidade de bens e serviços que fornecem à sua área de influência.

Slide8
 

LETRA D

 

Cuba ainda não encontrou o caminho do desenvolvimento econômico pós crise do socialismo.  O problema é que isso tem empurrado trabalhadores, que até então estavam ligados a máquina estatal pública, para o mercado informal enquanto o país tenta reproduzir o modelo “chinês” de crescimento.

Slide9
 

LETRA C

 

A demolição do Morro do Castelo faz parte de um conjunto de intervenções urbanas que tinham como um dos objetivos retirar os referenciais de um passado colonial que estavam presentes na Capital da República. O Morro do Castelo foi um dos pontos de fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro no Século XVI.

 

Slide10
 

LETRA C

 

Realmente podemos retirar do texto uma relação Metrópole x Colônia. Para a Metrópole, a Colônia deveria alavancar lucros. Uma das formas era através do fornecimento de mão de obra barata e abundante  que era aproveitada pela   ampliação dos investimentos diretos metropolitanos.

Slide11
 

LETRA A

 

Num mundo cada vez mais integrado, a construção de muros torna-se um dos grandes paradoxos. Em relação a questão, fica bem claro que eles estão ligados, respectivamente, a estratégia militar  (divisão entre as duas Coreias)  e política demográfica (barreiras construídas para dificultar a entradas de migrantes)

Slide12
 

LETRA D

 

A questão é facilmente respondida pela simples leitura de gráficos. O gráfico onde demostra que a riqueza esta mais concentrada é aquele onde cerca de 65% da riqueza se concentra  nas mãos de uma minoria. Neste caso, cerca de 80% da população abocanhava apenas 35% da renda nacional.

 

Slide13
 

LETRA B

 

O salário, base de realização de projetos de vida, dentro da lógica do capital, se tornou fonte de desalento  devido a maximização de lucros dos agentes econômicos. Devemos colocar na equação a revolta gerada  pela omissão dos  governantes ao não fornecer condições dignas de educação, moradia, saúde e transportes ao conjunto de trabalhadores.

Slide14
 

LETRA B

 

O trabalho análogo a escravidão se torna um dos grande problemas sociais em nosso espaço rural. Na maioria dos casos, tratasse de dívidas  que o trabalhador não consegue saldar junto ao empregador. Sua existência é fruto  de uma fiscalização ineficiente por parte do poder público.

 

 

A prova foi realizada pelas mãos de uma Banca que não tem medo de mostrar as contradições da nossa sociedade.  

Parabéns querida UERJ.

 

Meus gabaritos aceitam críticas do colegas e alunos!

Luciano Mannarino.

 

0 comentário em “UERJ 2020 – 2 EXAME DE QUALIFICAÇÃO – GABARITO COMENTADO – HUMANAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: