O dia do padroeiro do Rio (São Sebastião) comemorado no dia 20 de janeiro, mas o aniversário da cidade é só em 1º de março. Muita gente confunde essas datas e a confusão tem uma justificativa histórica.
No dia 1º de março de 1565, o português Estácio de Sá chegou à Baía de Guanabara, onde hoje fica o Forte da Urca. Uma historiadora explica que foi criada uma fortificação para defender a terra dos franceses que já estavam na região, e da resistência indígena. Mas a confusão de datas tem justificativa histórica, com duas versões.
“Elas englobaram o Estácio de Sá como fundador no Morro Cara de Cão e o Mem de Sá que teria fundado o primeiro povoamento da cidade do Rio de Janeiro no Morro do Castelo que foi derrubado em 1922”, diz Claudia.
Até os anos 30, o aniversário da cidade era comemorado em 20 de janeiro, tendo Mem de Sá, então governador geral do Brasil, como fundador, em 1567. A decisão que pôs fim à polêmica só saiu em 1965. Uma comissão de historiadores formada por determinação do então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda definiu este marco como o símbolo da fundação.
O 20 de janeiro é o dia do padroeiro, e marco histórico da conquista e dominação portuguesa sobre os índios. Mas o parabéns para o Rio vai ter que esperar um pouquinho mais.
https://globoplay.globo.com/v/3905607/
Fonte: O Globo
Questões
1) Aponte um objetivo para fundação da Cidade do Rio de Janeiro sobre o Morro do Castelo em 1567 e explique os motivos de sua demolição em 1922.
2) O texto menciona o “Estado da Guanabara”. Explique a criação dessa Unidade Federativa e os motivos que levaram a sua extinção.
3) Explique a participação de povos indígenas no processo de apropriação da Baía de Guanabara por parte dos Europeus.
4) Por que a Baía de Guanabara era considerada estratégica para colonizadores europeus?
5) O que foi a França Antártica?
Prof Luciano Mannarino