Escoamento Superficial
EF06GE04
É o escoamento de água eu ocorre nas encostas, quando o solo se torna saturado. Essa pode ser uma tradução para o termo inglês runoff. Ele ocorre quando a capacidade de infiltração da superfície do solo é excedida e não consegue mais absorver água. As pequenas depressões do solo vão ficando cheias de água, que começa a escoar pela superfície.

Logo no início do processo, há uma tendência de a água se escoar de forma mais ou menos irregular, pela superfície do terreno. Mas à medida que a chuva continua, o escoamento tende a ser mais bem distribuído, e nesse caso denomina-se de escoamento em lençol. Se a chuva continuar caindo, o escoamento pode começar a se canalizar em sulcos, formando as ravinas. Essas formas erosivas podem se alargar, ao longo do tempo, e dar origem a voçorocas.

Nesse caso, quando o escoamento de água aprofunda essas formas erosivas, pode até alcançar o lençol freático, acontecendo, dessa forma, um escoamento de águas, mais frequente, dentro das voçorocas. Resumindo, o escoamento superficial é de importância capital, para se compreender os erosivos nas encostas.
Fonte: Novo dicionário geológico-geomorfológico – Antonio Teixeira Guerra, Antonio José Teixeira Guerra. Rio de Janeiro – Bertrand Brasil, 1997.
Prof Luciano Mannarino
Cidades precisam mudar estratégia para lidar com águas
Inundações e deslizamentos de terra na Coreia do Sul matam ao menos 26 (atividade)
Tragédia em Petrópolis: chuvas de verão extremas são reflexo das mudanças climáticas?
Estamos estudando pelo seu apontamento, tirando dúvidas que nos susitaram durante uma pesquisa no curso de Agronomia da unicatolica em Palmas-TO.
Obg
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado. Eu usei uma definição do renomado livro do Antônio Teixeira Guerra e do se filho o
“guerrinha”.
CurtirCurtir
Obrigado.
É bom saber que estou ajudando.
Eu estou usando a definição do renomado livro do Antonio Teixeira Guerra.
Só peço que cite autor do livro e o meu site.
CurtirCurtir