O que é o Escoamento Subsuperficial?

Escoamento subsuperficial 

É o fluxo de água que ocorre em sub-superfície. A água que percola no solo pode encontrar uma descontinuidade com menor permeabilidade e começar a escorrer lateralmente, dentro do solo, em subsuperfície.

Escoamento Subsuperficial

Os horizontes tilais argilosos, por exemplo, podem provocar a existência do escoamento subsuperficial. A presença da rocha matriz, em subsuperfície, próximo do horizonte A, também pode dar origem a esse tipo de escoamento de água. O escoamento subsuperficial pode dissolver alguns minerais mais solúveis e criar verdadeiros túneis dentro do solo, podendo haver o colapso do teto desses dutos, originando o aparecimento de voçorocas.

Voçoroca

Neste caso, quase sempre essas formas erosivas são de grande expressão espacial, tanto em termos de profundidade, como de largura e comprimento, pois esses dutos vão se formando e se alargando, sem que o homem perceba o que está acontecendo em subsuperfície. Os problemas costumam ser mais sérios, quando esse tipo de escoamento ocorre em áreas urbanizadas, onde casas e ruas são destruídas, bem como pessoas podem morrer. 

Fonte: Novo dicionário geológico-geomorfológico – Antonio Teixeira Guerra, Antonio José Teixeira Guerra. Rio de Janeiro – Bertrand Brasil, 1997.

Professor Luciano Mannarino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s