O que é uma Rocha?

Rocha

Conjunto de minerais ou apenas um mineral consolidado. O estudo das rochas interessa aos geólogos e aos geógrafos. Enquanto, porém, os primeiros estudam-nas em si mesmas, analisando-lhes a composição química, o sistema de cristalização, a textura e estrutura, os segundos estudam-na, principalmente tendo vista a maneira como aos vários tipos de intemperismo e erosão.

As rochas que afloram na superfície do globo terrestre não apresentam sempre o mesmo aspecto. As suas diferenciações estão ligadas a uma série de fatores, tais como: origem, composição química, estrutura, textura, tipo de clima, declive, cobertura vegetal, tempo geológico etc. Todos estes fatores intervêm em grau maior ou menor nas diferenciações que as rochas superficiais possam apresentar.

As classificações mais diversas são feitas pelos geólogos mineralogistas, geógrafos e engenheiros. Cada especialista procura usar certo número de critérios de modo a satisfazer suas comuns são as baseadas na origem, na estrutura

Quanto à origem podem ser classificadas em três grupos:

1 magmáticas

2 sedimentares;

3 metamórficas;

Quanto à composição química das rochas o assunto é muito complexo. A escola americana é a partidária mais entusiasta dessa classificação. Se tomarmos, por exemplo, como ponto de partida a acidez da rocha, isto é, a porcentagem da sílica, elas podem ser classificadas em:

 1 ácidas,

 2 básicas,

 3 neutras,

 4 ultrabásicas

Quanto ao estado de cristalização estrutura cristalina pode ser dividida em:

1 holocristalina,

2 holoialina,

3 criptocristalina

4 hipocristalina  

Quanto à textura, em:

1 granular

2 porfiróide (microlítica micro granular),

3 vítrea.  

A composição química das rochas não reflete, de modo geral, fielmente as variações das composições mineras lógicas, fornecendo, como já vimos as bases de uma classificação de rochas. Exige, porém, longas e custosas análises e representa, de modo mais exato, a composição mineralógica e a natureza do magma original. Esta é a única que pode ser aplicada para as rochas vítreas, isto é, que não possuem minerais cristalizados obsidiana e vidro.

Para os engenheiros construtores de estradas, a classificação dos materiais de escavação constitui um sério problema. Não existe uma classificação que satisfaça inteiramente e que tenha aplicação a todas as regiões. Geralmente eles classificam as rochas nas seguintes categorias:

1 rocha branda

2 rocha semibranca

3 rocha dura.

Em certos casos especificam mais ainda, classificando-as em: rocha duríssima e rocha lamelar. Em geologia, ou em geomorfologia, esta classificação das rochas feita pelos engenheiros não tem valor científico. O que realmente interessa é a gênese, a composição química, a textura e a estrutura.

Por conseguinte, rocha em geologia é todo material que compõe a Crosta terrestre (excluindo a água e o gelo), que se estende por áreas com diversas, apresentando os mesmos caracteres. Uma rocha pode ser formada de um agrupamento de minerais ou por um único mineral. E inversamente um mineral pode entrar na constituição de rochas muito diferentes.

Fonte Novo dicionário geológico-geomorfológico/Antonio Teixeira Guerra, Antonio José Teixeira Guerra-Bertrand Brasil

Prof Luciano Mannarino

TIPOS DE ROCHAS E CICLO DAS ROCHAS (vídeo e atividades)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s