O que é um Continente?
Grandes extensões de terrenos emersos da crosta terrestre limitados pelas águas dos mares e oceanos. O número de continentes e sua configuração têm variado muito no decorrer da história física da Terra, conforme nos ensina a paleografia.
A partir, porém, do fim do Terciário e do início do Quaternário estes se mantiveram com a configuração aproximada que aparece nos nossos dias, tendo apenas certas zonas costeiras sofrido transgressões, seguidas, porém, de regressões marinhas, as quais afetaram áreas pouco extensas.
A noção de continente é mais geográfica que geológica ou geomorfológica. Aos especialistas destas duas últimas ciências, o que mais interessa é o modo como surgiram estes fragmentos de terras emersas e como se desenvolveram suas configurações através dos diferentes períodos geológicos. A velha divisão dos continentes em antigo, novo e novíssimo corresponde, segundo Albert Demangeon, a uma divisão puramente artificial, que não tem nenhuma expressão do ponto de vista geográfico nem geológico.

Há várias hipóteses que procuram explicar a origem e formação dos continentes. Dentre eles tem-se a de A. Wegener, também chamada deriva dos continentes. É importante assinalar aqui os contornos de certas áreas continentais como, por exemplo, do Nordeste brasileiro e do golfo da Guiné (Africa), que muito inspiraram esta hipótese. Atualmente a tectônica de placas (vide) explica a migração dos continentes.
Fonte Novo dicionário geológico-geomorfológico/Antonio Teixeira Guerra, Antonio José Teixeira Guerra-Bertrand Brasil
Prof Luciano Mannarino