ENEM 2022 – GABARITO COMENTADO DE GEOGRAFIA (incompleto)

Questão 46

Como importantes variáveis para produção de energia elétrica, a partir da fonte solar, destacamos um céu com poucas nuvens e forte radiação solar.

ângulos perpendiculares garantem forte radiação solar nos domínios tropicais

Essas características são encontradas ao longo do nosso clima tropical semiárido do sertão nordestino. Ali o potencial anual de aproveitamento de energia solar é superior a 5 KWh/m2.

A questão envolve a compreensão de informações gráficas, conhecimento das características dos climas brasileiros e suas respectivas áreas de ocorrência, bem como, saber refletir sobre o uso incipiente de fontes limpas e renováveis num país em busca de sua autonomia energética.

Prof Luciano Mannarino

Questão 47

O texto descreve um elemento da paisagem que se transformou em patrimônio cultural (monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas).

O Rio Solimões se torna um elo entre as pessoas e o seu passado. Tratasse de memória afetiva materializada que contribui para legitimar uma comunidade.

Espaço vivido.

A questão trabalha o conceito de lugar e é nesse momento em que a Geografia se mostra uma ciência extremamente relevante para leitura de nossa realidade mais imediata: O espaço vivido.

Nossa casa, rua, bairro se tornam base de lembranças alegres, dolorosas, frutíferas etc., mas que devem ser interpretadas como lições e caminhos de devemos seguir ou corrigir.

Questão 48

De maneira bem simples o espaço geográfico é o espaço natural transformado pela sociedade. Essa transformação dá de maneira coletiva. A construção de um Açude (barreira artificial, feita para a retenção de grandes quantidades de água) em onde há um deficit hídrico, nesse caso no sertão do RN, permite a incorporação de espaços anecúmenos (inabitável pelo homem).

Açude Itans (RN)

O texto introdutório oferece uma interessante pista de como cidades surgem ligadas as obras de infraestrutura “com a família alojada em pequenas casas de taipa e telha – embrião de futura cidade”

Interessante reparar a dialética entre homem e a natureza. Ao criar um lago artificial somos transformados em agricultores e pescadores.

“ao transformar a natureza, o homem se transforma”

Prof Luciano Mannarino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s