UERJ 2023 – GABARITO HUMANAS COMENTADO (incompleto)

GEOGRAFIA

LETRA A

LETRA D

Símbolo icônico dos povos andinos, Whipala se reveste de inúmeros significados. As cores se originam no arco-íris, tomado como referência pelos antepassados andinos que reconheciam que as diferenças culturais não impediam de viver maneira harmonica nas mesmas terras.

A bandeira é comumente vista em manifestações que lutam por políticas de inclusão e diversidade. Não é difícil identificar a resposta da questão a partir das informações presentes no texto. Aqui pede um pouco de interpretação. Vamos combinar né?

LETRA B

O colapso da URSS, após a perestroika e a glasnost, descortinou regiões ao longo da fronteira da Ucrânia com a Rússia que haviam sido submetidas a um processo de “russificação” durante a guerra fria. Esse é um dos fatores que leva a Rússia a reivindicar territórios da Ucrânia que dominam a lingua falada por Dostoiévski (tirei onda agora).

LETRA C

Indicação de Procedência ou Denominação de Origem dos vinhos são usados por produtores para garantir uma imagem mais confiável junto ao consumidor. Os selos de certificação dos vinhedos envolvem características do solo, clima e temperatura, isso para que se garanta um padrão naquela determinada região, assegurando que de lá sairão vinhos com identidade própria e regional.

Criação de singularidades de base territorial que revelam objetivo mercantil. As demais alternativas ajudaram a identificar o gabarito.

LETRA C

Em relação as demais cidades londrinas, Londres exibe fatores demográficos ligados ao seu caráter cosmopolitano (cidade global) que acaba tendo uma população com uma estrutura etária diferente. A cidade oferece, também, qualidade de vida, melhor acesso a modernos tratamentos que impactam no aumento da expectativa de vida de seus moradores.

A questão se resolve usando um pouco de raciocínio. Se é perguntado sobre a proporção de idosos ser maior numa cidade em relação as demais, não caberia as demais alternativas. Ter elevada taxa de natalidade (A) não garante maior expectativa de vida (veja o caso das nações africanas). Pessoas que não constituíram família ficam mais expostas quando chegam a terceira idade. Os casados vivem mais sim. Em relação a alternativa (D), ela é totalmente contraditória.

LETRA A

O climograma é um gráfico que apresenta a distribuição dos elementos do clima ao longo do ano (temperatura e precipitação). As barras representam a média da quantidade de chuvas no mês, enquanto a as linhas representam a média das temperaturas. Interessante notar que a letra revela os riscos que moradores de baixa renda são submetidos por habitarem encostas onde as precipitações são extremamente volumosas nos verões (a letra fala em carnaval).

O climograma da alternativa A é característico de uma cidade dentro do domínio tropical litorâneo. Cuidado. Os climogramas apresentam escalas de precipitação e temperaturas diferentes, portanto, podem induzir equívocos. Sim, tratasse da Cidade do Rio de Janeiro.

HISTÓRIA

LETRA A

LETRA D

A história das sociedades é escrita por protagonistas que acabam descrevendo uma perspectiva que sintetiza os fatos. Não há como negar questões ideológicas na escolha de uma narrativa e de um fato, embora os acontecimentos sejam vividos de maneira coletiva. Com outros protagonistas. Com outros eventos.

Não precisamos de muito esforço para perceber enormes lacunas nas narrativas dos negros dentro da historiografia nacional brasileira. Que seja bem-vinda a rica trajetória de Tereza de Benquela.

LETRA C

LETRA D

LETRA B

LETRA A

Mesmo que não soubéssemos nada sobre “patrimônios difíceis”, a alternativa que atende seu real significado, conforme o texto, é o Memorial da Paz em Hiroshima. Tratasse da estrutura mais próxima ao epicentro da Bomba Atômica que caiu sobre a cidade japonesa.

“pensem nas crianças mudas telepáticas”

A resiliência da cúpula do prédio remete a necessidade de combater o uso dessas terríveis armas contra humanidade em qualquer situação. Seus efeitos são devastadores. Paz!!!!

LETRA C

Após a transferência da capital do Brasil para o Centro Oeste, o recém-criado Estado da Guanabara garantia, aos seus governantes, meios para intervenções urbanas radicais como a remoção de favelas em porções da cidade. A retirada acabou atendendo aos interesses das grandes corporações imobiliárias havida por construir prédios residenciais ao longo do litoral. Os custos de moradia aumentaram e inibiram o acesso de moradores de baixa renda. A segregação socioespacial torna-se uma realidade.

Meus gabaritos fazem parte de reflexões sobre cada um dos temas abordados. Abraços!!!!

Prof Luciano Mannarino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s