
No filme, Leonardo DiCaprio personifica o homem branco contra a “natureza hostil” do recém incorporado território americano que ficava a oeste das treze colônias. A narrativa se insere na construção dos mitos fundadores do Estado e da sociedade americanas.

Num mundo sob a bandeira do Neoliberalismo, o Estado deve ser “enxuto” (menor gastos públicos). O governo ganha eficiência, mas reduz gastos em áreas como: educação, saúde, previdência, etc. O walfare state moreno é revisado.

O mundo se tornou um imenso almoxarifado devido a presença de uma gama de fornecedores espalhados em vários países de acordo com suas respectivas “vantagens comparativas”.As grandes plantas industriais do fordismo fazem parte do passado. A indústria se desterritorializou na esteira da globalização.
O aluno deve prestar atenção na escala do mapa 1/50.000.000 (1 para 50 milhões). Isso que dizer que, para cada e 1 cm que se desloca no mapa, estaríamos nos deslocando 50 milhões de cm no espaço real. Para cada 1 cm no mapa temos 500 km (50.000.00 cm é igual a 500 km) na realidade. Como o total do deslocamento no mapa foi de 72 cm, basta fazer uma simples multiplicação: 500 km x 72 = 36.000 km

O texto da OAB é um manifesto das forças conservadoras que viram, nas reformas de base (agrária, política…), um atentado ao “Estado de Direito”. Porém o que estava em jogo era a manutenção do “status quo”.

A questão trabalha o Darwinismo Empresarial (Só as empresas mais fortes e aptas sobrevivem). Fusões e aquisições fazem parte do mundo corporativo desde o advento da economia de mercado.

Os judeus foram vistos, pelos nazistas, como um dos causadores da falência do Estado alemão pós primeira guerra mundial. Hitler trabalhava a noção de que por trás da contra ofensiva dos países aliados estaria o revanchismo judaico.

O traçado de um cidade está ligado, em parte, ao desenvolvimento dos fluxos de transporte.O imenso labirinto formado por ruas estreitas de uma cidade medieval atendia o nível técnico do sistema de transporte dominado pela tração animal (Toledo). Já Los Angeles pós guerra exibe um traçado retilíneo e funcional típico de uma sociedade de quatro rodas.

A cidade do Rio de Janeiro entrou no Século XX com desafios a serem enfrentados como: altas taxas de mortalidade ligadas a insalubridade que atingia seu centro urbano, moradias irregulares, ruas estreitas, etc.As reformas urbanísticas tornaram a cidade mais atrativa para chegada de novos empreendimentos e mão de obra.
Obs. A Uerj adora cobrar questões sobre esse período da nossa cidade.

A trajetória do “Almirante Negro” expõe um país multicultural que carecia de reconhecimento e respeito a sua população negra. O Barão de Mauá representou um surto modernizante que teve vida curta.Os dois personagens foram vítimas de um Estado refém de uma elite Rural/Agrária. No caso de João Cândido, racista também.

A política antinatalista chinesa cumpriu seu objetivo: arrefecer as elevadas taxas de natalidade do país pós 2 guerra.A revisão dessa política se justifica através dos desafios gerados pelo envelhecimento da população verificados nas últimas décadas. A reposição da mão de obra tornou-se necessária a curto prazo.

Os maiores fluxos de refugiados que chegam a Europa são provenientes do oriente médio (agravamento das tensões) e usam o mediterrâneo para acessar o sul do continente.

A ruptura da relações dos EUA com Cuba é um dos capítulos da Guerra Fria. A crise do socialismo mudou a ordem mundial do pós guerra (socialismo x capitalismo) e agora vivemos o mundo globalizado sob o império de novos atores globais (empresas globais, blocos econômicos, países centrais…)

A legalização das uniões homoafetivas estão sendo aceitas independentemente de valores e normas culturais. O matrimônio é um dos artigos da DHDU (Declaração Universal dos Direitos Humanos)

No âmbito de um Bloco econômico, o Estado Moderno abre mão de alguns aspectos de sua soberania como por exemplo: o controle dos fluxos de imigrantes. A Inglaterra recuperaria a plena soberania sobre a imigração ao se afastar da União Européia.

O país é a França porque as linhas estão mais próximas ao longo do território francês. A França é bem servida por ramais de trens de alta velocidade.
Os meus gabaritos não estão “fechados”. Aceito sugestões, críticas, correções….
Prof. LUCIANO MANNRINO
Veja o gabarito da nova avaliação em:
UERJ 2018 – GABARITO COMENTADO DE HUMANAS – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Questão 50: FUSÕES E AQUISIÇÕES são caracterizados por peixes devorando outros peixes menores. Então na fusão Sadia/Perdigão (BRfoods) , quem devora quem??
Não faz sentido… Até pq com essa fusão eles eliminam os concorrentes menores e ditam assim a tabela de preços do mercado . CARTEL
Questão 58: Como pode ser uma questão cultural, uma discussão de diversidade CULTURAL? Todos os professores que apoiaram essa resposta me justificaram igual: “Essa resposta é a cara da UERJ, marquei sem pestanejar.”
Ela não faz sentido, os movimentos homossexuais buscam igualdade SEMPRE, tanto jurídica quanto pra qualquer outro assunto.
Estudei bem , tinha certeza do meu A, mas fiquei com 42. Estava convicto dessas questões. É notório que foram mal formuladas e cabiam outras resposta.
Estou certo de que o índice de acertos delas será baixíssimo , não pela dificuldade, mas pela má formulação.
CurtirCurtir
[…] UERJ 2017 – GABARITO COMENTADO – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO […]
CurtirCurtir
[…] UERJ 2017 – GABARITO COMENTADO – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO […]
CurtirCurtir
Muito bom!
CurtirCurtir
Obrigado. Poucos agradecem!!!
CurtirCurtir