UERJ 2017 – GABARITO COMENTADO – 2 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

 

uerj re
Religião – Anamorfose  – Cartografia

O hinduísmo se configura, basicamente, numa religião  restrita à Índia. São vários os fatores que explicam essa pouca  dispersão pelo mundo, dentre eles, podemos apontar:

 

  • religião oriental de forte base cultural e social (castas)
  • ausência de lideranças e hierarquização
  • amplo politeísmo
  • incipientes  projetos de “evangelização” ao longo do mundo
  • religião que contesta  sociedades de consumo
  • rivalidades internas

A anamorfose do planisfério permite observar a distribuição das principais religiões, bem como a respectiva população em cada país. (legenda em anexo).

Hinduismo
‘”A chama da sabedoria queima as impurezas. Na verdade, não há neste mundo purificante que se iguale à sabedoria”

 

 

Slide3
Limpeza étnica – Império Turco Otomano – Turquia – Mundo pós 1 Guerra

Tratasse de um dos maiores massacres da era moderna. O enfraquecimento do Império Turco Otomano no início do Séc. XX, reacendeu movimentos por emancipações de povos que viviam sob seus domínios como: Armênios, Gregos Otomanos,  Assírios.  O massacre de armênios, com claros contornos de limpeza étnica, foi feito para   impedir a fragmentação do que sobrou do antigo Império (atual território turco). As possíveis punições, com chancela da ONU, atrapalharia o sonho Turco de participar da Europa unificada.

 

 

Slide4
Nazismo – Mundo pré 2 Guerra – Alemanha – Japão

Os jogos olímpicos de 1936 deveriam se tornar uma grande vitrine para que Hitler pudesse mostrar a supremacia racial alemã perante ao mundo. A escolha do cartaz da olimpíada alemã deixa claro o domínio da linguagem das imagens quando se destaca o vigor (atleta ariano) e o orgulho nacional (portal de Brandenburgo) alemães. Já o cartaz de Tóquio evoca um mundo diferenciado que se manifesta na largada multicolorida.

 

 

Slide5
Impactos  socioambientais – Mineração – Minas Gerais

A mineração é uma atividade que gera impactos socioambientais, e em alguns casos, irreversíveis como a ruptura do dique de uma lagoa de rejeitos da mineradora Samarco. A força da água, bem como os metais pesados que ela carregou, comprometeu todo o meio ambiente exigindo a retirada total da população em áreas próximas a jusante da barragem rompida.

 

 

Slide6
Crescimento Vegetativo – Pirâmide Etária – Demografia

A análise do comportamento demográfico aponta para um declínio do crescimento demográfico mundial após a década de 1950. Embora ele se de maneira diferenciada, entre as nações, é possível verificar as modificações  da pirâmide etária mundial atual em relação as anteriores, como:

  • estabilização da sua base indicando taxas menores de crescimento vegetativo
  • elevados contingentes nas faixas de até 30 anos indicando relativo amadurecimento da população mundial
  • o ápice se alargando  indicando  aumento da expectativa de vida geral em relação ao estudos anteriores

 

 

Slide8
Globalização – Dispersão industrial – Vantagens comparativas

A mundialização do processo produtivo, na esteira da globalização, irrigou a economia dos países periféricos com novos investimentos diretos e indiretos ampliando o acesso renda através do aumento da oferta de trabalho.

obs. A questão encontra-se datada (1990/1999). Esse processo, na atualidade, vem perdendo fôlego.

 

 

s
“Guerra Fria” – Ditadura Militar – Censura – Vietnã – Brasil

Primeira música. No contexto  internacional, a guerra do Vietnã foi um dos conflitos que teve como pano de fundo o mundo bipolar. Americanos apoiavam regimes pró capitalistas e Russos apoiavam regimes pró socialistas na península da Indochina. Segunda música. No plano interno brasileiro, o país vivia um dos momentos mais obscuros da sua história com  o aumento da repressão política e da censura. Nesse período, somente obras que enaltecessem os valores pátrios eram permitidas.

 

 

Slide9
Custo Brasil” – Transportes – Fronteira Agrícola

O escoamento da produção pelo  norte é mais competitivo, pois além de usar sistemas intermodais como a articulação de rodovias, ferrovias e hidrovias, ele é mais próximo dos mercados externos do que os portos do Sul e Sudeste do Brasil.  O avanço da fronteira agropecuária desafia nossa infraestrutura de transporte.

 

 

Slide10
China – Globalização – commodities – trocas comerciais

A China vem estreitando relações comerciais com países detentores e exportadores de “commodities” agrícolas e minerais como o Brasil para suprir a demanda de seu vigoroso parque industrial e alimentar sua enorme população absoluta.

 

 

Slide11
Urbanização – periferia urbana – transporte público 

A malha viária das regiões mais abastadas são mais densas e dinâmicas do que a malha viária da periferia da cidade do Rio de Janeiro, onde moram a maior parte dos trabalhadores de baixa renda que passam a pagar um custo maior de deslocamento para o local de trabalho, e isso, contribui para a manutenção das desigualdades sociais.

O trabalhador da periferia é pobre porque mora longe ou mora longe porque é pobre?

 

 

Slide12
Canal do Panamá – Transporte – Comércio Mundial

O canal do Panamá aproxima mercados porque reduz os custos de transportes entre os continentes asiático e europeu ao evitar a circunavegação da porção meridional do continente sul americano.

panama-canal0

 

 

Slide13
Descolonização – Pós Guerra – ONU

Antigas colônias e possessões européias na África e Ásia se emanciparam aproveitando o enfraquecimento de suas respectivas metrópoles devido aos elevados custos da Segunda Grande Guerra. A maior parte dos países que se integraram a ONU, no período destacado, vieram desses continentes.

 

 

Slide14
Guerra Fria” – Geopolítica

O mundo bipolar foi marcado pela manutenção de áreas de influências  e de  controle onde cada superpotência exercia seu poder. Os países pobres eram intimidados a se posicionar dentro do universo maniqueísta da “Guerra Fria”.

 

 

Slide15
Índia – Imperialismo inglês – “fuga de cérebros” – tecnopolos

A facilidade com a língua inglesa (a Índia foi uma ex colônia inglesa) e uma mão de obra relativamente qualificada tornou a Índia um grande “exportador de cérebros” para os centros tecnológicos dos países centrais.  Esses trabalhadores, através da manutenção de laços familiares, remetem dinheiro  para o país o que implica de maneira positiva no saldo da balança comercial.

 

 

Slide16
Guerra Fria” – Geopolítica – ONU

O fantasma do confronto bélico nuclear entre as superpotências durante a “guerra fria” arrefeceu com a crise no socialismo soviético. Os EUA, embora detentores de um grande arsenal atômico, vem pressionando nações para não dar prosseguimento a projetos nucleares com fins bélico como é o caso da Coréia do Norte.

Outros gabaritos

UERJ 2017 – GABARITO COMENTADO – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

ENEM 2017 – Gabarito Comentado de Humanas – (Amarela)

UERJ 2018 – GABARITO COMENTADO DE HUMANAS – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

UERJ 2016 – GABARITO COMENTADO DE HUMANAS – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

UERJ 2015 – GABARITO COMENTADO – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

UERJ 2015 GABARITO COMENTADO – 2 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

UERJ 2016 – GABARITO COMENTADO DE HUMANAS – 2 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

DICAS IMPORTANTES PARA PROVA DO ENEM – GEOGRAFIA.

OBS. MEUS GABARITOS NÃO ESTÃO FECHADOS, ACEITO QUALQUER OBSERVAÇÃO DE ALUNOS, EX ALUNOS, COLEGAS DE TRABALHO E CURIOSOS. MEU CANAL NÃO TEM PROPAGANDA. ELE É TOTALMENTE PAGO COM MEUS RECURSOS. 

PROFESSOR LUCIANO MANNARINO

OBRIGADO

 

ezgif.com-video-to-gif (2)

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s