
A questão trabalha o conceito de migração. Ela aborda dois planisférios (projeção de Mercator) onde observamos o deslocamento de jogadores de futebol em busca de um salário maior na atual vitrine desse esporte: A Espanha.
Acontece que o mercado de futebol é muito competitivo nesse país, portanto nem todos conseguem se firmar e acabam retornando ao país de origem, o que configura uma migração de retorno.
obs. A letra D poderia gerar uma pequena confusão, na medida em que a transumância é um tipo de migração que envolve trabalhadores, porém ela está intimamente relacionada a alternância das estações do ano.

Na questão analisamos, partir de um texto, uma manifestação que ocorreu quase no final do século XIX tendo como pano de fundo o aumento exagerado do transporte público que afetou principalmente a população de baixa renda.
A manifestação foi duramente reprimida com uso de tropas imperiais, porém o governo voltou atrás no reajuste. Esse recuo assinalava o enfraquecimento do poder monárquico no Brasil.
Esse evento foi capitalizado por setores, como parte da imprensa, que defendiam a instauração da república me nosso país. Fato que ocorreu em 1889.

Quando projetamos a superfície esférica num plano estamos sujeitos a cometer distorções. A projeção cartográfica consiste nesse esforço: Representar nosso planeta num plano corrigindo as distorções.
Existem várias projeções cartográficas e algumas delas conseguem obter uma representação que pode construir um planisfério respeitando, relativamente, a forma e a área das porções continentais e oceânicas. A questão pede que o aluno marque qual das projeções apresenta menor nível de distorções.

Importante expoente da semana de 22, Tarsila do Amaral produziu a tela “operários” retratando o surto industrializante da Era Vargas. O que chama atenção na pintura é o mosaico de cores do rosto de operário brasileiro evidenciando as grandes matrizes que formam nosso povo (europeus, africanos e indígenas) e, é claro, a diversidade cultural ligadas a elas.
Nessa questão, a análise da pintura é fundamental.
obs. As alternativas: A, C e D embora analisem características pertinentes ao nosso operário, isso não foi representado no quadro de Tarsila do Amaral.

A Revolução do Cravos é com foi chamado o movimento que levou a queda do regime ditatorial português.
A ditadura, os custos para manter as porções africanas do império português, o descontentamento de setores das forças armadas, o isolamento do pais em relação as propostas de integração ao bloco europeu foram determinantes para a queda de umas das mais antigas ditaduras do século XX: A ditadura de António de Oliveira Salazar.

A percepção de que olhar a natureza como fonte de lucro era incompatível com os limites dos recursos disponíveis em nosso planeta ganhou força na década de 1960. Os impactos ambientais passaram a ser vistos como reflexos da ação direta do homem sobre o meio ambiente.
Portanto, nossas sociedades devem buscar uma forma de compatibilizar desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Esse foi o grande legado da Conferencia de Estocolmo em 1972. A dimensão ambiental entrou definitivamente na agenda dos grandes debates mundiais organizados pela ONU.
Outros gabaritos do Site!!!
http://wp.me/p7wn7o-1fv – PUC 2016 (Geografia)
http://wp.me/p7wn7o-1cN – USP 2017 (Humanas)
http://wp.me/p7wn7o-Vx – ENEN 2016 (Humanas)
http://wp.me/p7wn7o-1jG – UERJ 2014
[…] UERJ 2015 – GABARITO COMENTADO – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO […]
CurtirCurtir