UERJ 2015 – GABARITO COMENTADO – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

 

Slide2
Tipos de migraçaõ – Espanha 

A questão trabalha o conceito de migração. Ela aborda dois planisférios (projeção de Mercator) onde observamos o deslocamento de jogadores de futebol em busca de um salário maior na atual vitrine desse esporte: A Espanha.

Acontece que o mercado de futebol é muito competitivo nesse país, portanto nem todos conseguem se firmar e acabam retornando ao país de origem, o que configura uma migração de retorno.

obs. A letra D poderia gerar uma pequena confusão, na medida em que a transumância é um tipo de migração que envolve trabalhadores, porém ela está intimamente relacionada a alternância das estações do ano.

Slide3
Queda da monarquina – Pressão popular – Transporte público 

 

Na questão analisamos,  partir de um texto, uma manifestação que ocorreu quase no final do século XIX tendo como pano de fundo o aumento exagerado do transporte público que afetou principalmente a população de baixa renda.

A manifestação foi duramente reprimida com uso de tropas imperiais, porém o governo voltou atrás no reajuste. Esse recuo assinalava o enfraquecimento do poder monárquico no Brasil.

Esse evento foi capitalizado  por setores, como parte da imprensa, que defendiam a instauração da república me nosso país. Fato que ocorreu em 1889.

Slide4
Projeção Cartográfica  – Eurocentrismo 

Quando projetamos a superfície esférica num plano estamos sujeitos a cometer distorções. A projeção cartográfica consiste nesse esforço: Representar nosso planeta num plano corrigindo as distorções.

Existem várias projeções cartográficas e algumas delas conseguem obter uma representação que pode construir um planisfério respeitando, relativamente,  a forma e a área das porções continentais e oceânicas.  A questão pede que o aluno marque qual das projeções apresenta menor nível de distorções.

 

Slide5
Era Vargas – Misciginação – Etnias – Insdustrialização 

Importante expoente da semana de 22, Tarsila do Amaral produziu a tela “operários” retratando o surto industrializante da Era Vargas. O que chama atenção na pintura é o mosaico de cores do rosto de operário brasileiro evidenciando as grandes matrizes que formam nosso povo (europeus, africanos e indígenas) e, é claro, a diversidade cultural ligadas a elas.

Nessa questão, a análise da pintura é fundamental.

obs. As alternativas: A, C e D embora analisem características pertinentes ao nosso operário, isso não foi representado no quadro de Tarsila do Amaral.

Slide6
Revolução dos Cravos – Portugal – Bloco Europeu – Imperialismo

A Revolução do Cravos é com foi chamado o movimento que levou a queda do regime ditatorial português.

A ditadura, os custos para manter as porções africanas do império português, o descontentamento de setores das forças armadas, o isolamento  do pais em relação as propostas de integração ao bloco europeu foram determinantes para a queda de umas das mais antigas ditaduras do século XX: A ditadura de António de Oliveira Salazar.

Slide7
Estocolmo 1972 – Suécia – Meio Ambiente – ONGs 

A percepção de que olhar a natureza como fonte de lucro era incompatível com os limites dos recursos disponíveis em nosso planeta ganhou força na década de 1960. Os impactos ambientais passaram a ser vistos como reflexos da ação direta do homem sobre o meio ambiente.

Portanto, nossas sociedades devem buscar uma forma de compatibilizar desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Esse foi o grande legado da Conferencia de Estocolmo em 1972. A dimensão ambiental entrou definitivamente na agenda dos grandes debates mundiais organizados pela ONU.

Slide8

Slide9

Slide10

Slide11

Slide12

Slide13

Slide14

Slide15

Slide16

Slide17

 

Outros gabaritos do Site!!!

http://wp.me/p7wn7o-1fv – PUC 2016 (Geografia)

http://wp.me/p7wn7o-1cN – USP 2017 (Humanas)

http://wp.me/p7wn7o-Vx – ENEN 2016 (Humanas)

http://wp.me/p7wn7o-1jG – UERJ 2014

 

 

 

Um comentário sobre “UERJ 2015 – GABARITO COMENTADO – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s