UERJ 2016 – GABARITO COMENTADO DE HUMANAS – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

 

Slide1

A cidade da primeira música (hino oficial) é idílica, linda, bucólica, etc. É um tributo a capital do Brasil do governo Vargas. A cidade da segunda música é caótica, crua, real, etc. Nela, o  Rio revela  seus diversos sons, cores, contradições, etc,  enfim um verdadeiro “purgatório da beleza de do caos”

 

Slide3
Indústria de Base – Petróleo – Poluição – Matéria prima

O setor petroquímico é a base de toda uma cadeia produtiva que utilizam matérias primas de origem fóssil: Borrachas sintéticas, tintas, solventes, plásticos, etc, são fabricados após um sofisticado processo produtivo que geram resíduos  que são lançados na atmosfera, em rios e solos. Tratasse de uns dos setores industriais mais poluentes que existem.

Slide4
Sustentabilidade – Recuros Hídricos – Leis ambientais

A iniciativa mostra como  o capital encontra soluções ecologicamente sustentáveis quando se vê diante dos aumentos dos custos de produção. A reutilização da água bruta deixou de ser uma opção meramente ambiental.

Slide5
CUBA – EUA – Ex URSS – Fim da “guerra fria” – Embargo econômico

O fim do mundo bipolar atingiu a parceria que Moscou mantinha com o regime cubano por motivos geopolíticos. A recessão se instalou na ilha com o fim da ajuda soviética que envolvia até preços simbólicos no fornecimento do petróleo. A emergência da globalização, pós “guerra fria”, vem impondo mudanças no socialismo cubano como apoio a  empreendedores privados.  A iniciativa foi vista com bons olhos pelos americanos.

obs. Cuidado a questão é  datada. A aproximação com  o americanos culminou com a visita de  Obama a Cuba.

visitadeobamaacuba8
Yes, We Can…

Hoje isso tudo  pode sofrer um retrocesso com governo Trump.

Slide6
Coréia do Norte – Socialismo – “Guerra Fria” – Capitalismo – Coréia do Sul

A questão faz uma relação entre o consumo de energia elétrica e o acesso a bens e serviços de uma determinada sociedade usando imagens de satélites tiradas a noite. Há uma profunda diferença entre a Coreia “estacionada na guerra fria” do Norte e a Coreia “Tigre Asiático” do Sul.

africa-by-night-585x741
Há uma variante para a questão quando mostra o contraste entre a iluminada Europa e a escura África.
Slide7
Projeções cartográficas – Mercator – Cartografia

A projeção de Mercator é sempre lembrada nos vestibulares. Ela se caracteriza por alavancar as porções continentais e oceânicas nas elevadas latitudes. Dentre as opções apresentadas, a Gronelândia é que tem o seu território mais ampliado, pois encontrasse na borda do polo norte.

projecao-de-mercator
Na projeção de mercator a Groenlândia (2 milhões de quilômetros quadrados) é quase o tamanho da América do Sul (dezessete milhões de quilômetros quadrados)!!!!
Slide8
Amazônia – Fronteira Agropecuária – Desmatamento

A incorporação da Amazônia pelo capitalismo brasileiro e internacional expõe um grande desafio. É possível gerar renda e empregos sem devastar um dos últimos territórios naturais do nosso planeta?

Slide9
Espanha – Ditadura Franco – Culto a imagem

Devemos olhar para o “retrovisor” de maneira crítica para identificar injustiças cometidas no passado, pois a história é a construção de narrativas repletas de interesses políticos, econômicos e sociais. A Espanha abriu as vísceras do regime ditatorial do generalíssimo Franco. A releitura desse momento doloroso teria que ser feita.

Slide10
Reformas urbanísticas – Relevo – Cidade do Rio de Janeiro

O Morro do Castelo foi desmontado, dentre outros motivos, para retirar da capital do Brasil um dos marcos do período colonial monárquico:  local da fundação da cidade. A acrópole carioca representava o passado diante de um país entorpecido  pela lógica da “ordem” e do  “progresso”.

 

Slide11
Unidades Federativas – Representatividade política – Regionalização

A nova regionalização deixa claro o desequilíbrio representativo dos estados  no Senado Federal. São necessárias várias unidades federativas somadas para expressar o peso dos eleitores de uma unidade federativa somente (São Paulo). Isso ocorre devido a distribuição desigual da população brasileira.

Slide12
segregação socioespacial  – guetificação – gentrificação 

A medida ajuda a diminuir a segregação socioespacial que é ocorre quando o acesso a renda restringe a ocupação dos imóveis. A iniciativa evita a  guetificação: Um fenômeno cada vez mais acentuado nas grandes cidades quando as classes mais ricas moram um pontos privilegiados do espaço urbano enquanto as classes menos abastadas vivem em áreas periféricas com parcos equipamentos públicos

 

Slide13
taxa de fecundidade – população brasileira 

Os dados apontam para a diminuição de nascimentos por faixas etárias das mães onde  o número da população feminina no Brasil é maior (15 até 30 anos).  Esse dado aponta para redução da taxa de fecundidade da mulher brasileira.

Slide14
segregação racial – direitos civis americanos – Martin Luther King

A  universalização dos direitos civis para todos americanos na década de 1960 não acabaram com as diferenças sociais entre brancos e negros. O acesso desigual a renda ainda exibe uma dimensão étnica.

58a
ditadura – demogracia – censura – liberdade de expressão

Uma das grandes virtudes da democracia é a  liberdade de expressão.

obs. Questão fácil.

 

Slide16
exclusão social – quilombolas – escravidão

 A iniciativa é uma das  formas de reparar o passado regularizando  a posse  da terra onde descendentes de negros escravos vivem. O passado escravocrata marginalizou o efetivo negro em nossa sociedade: o percentual de negros é elevado na porção mais pobre da nossa população.

Slide17
“guerra fria” – Europa 

Os países da Europa Oriental estiveram ligados a Moscou durante todo o contexto do mundo bipolar. O fim da “guerra fria” significou a retomada de suas respectivas soberanias com a retirada de tropas russas de seus territórios.

OBS. MEUS GABARITOS NÃO ESTÃO FECHADOS, ACEITO QUALQUER OBSERVAÇÃO DE ALUNOS, EX ALUNOS, COLEGAS DE TRABALHO E CURIOSOS

 

UERJ 2018 – GABARITO COMENTADO DE HUMANAS – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Um comentário sobre “UERJ 2016 – GABARITO COMENTADO DE HUMANAS – 1 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s