
A “década perdida” (1980) foi extremamente dolorosa no plano econômico e social para o Brasil. O país apresentava um parque fabril obsoleto, uma economia relativamente fechada, aumento da concentração de renda e um elevado endividamento externo diante de um mundo que contemplava o fim da “guerra fria” e a emergência da Globalização.
O projeto político que venceu as eleições do final da década acenava com a introdução do modelo neoliberal. Os governos Collor, Itamar e FHCs colocaram em prática um conjunto de medidas que tinham como objetivo tornar nossa economia mais competitiva. Como:
- Abertura econômica
- Privatização das Estatais
- Desregulamentação de mercados
Esse “receituário neoliberal” já havia sido implementado em vários países como: Chile, Inglaterra, EUA…

A exuberância da vegetação latifoliada cortada por rios caudalosos só é possível em ambientes de elevadas precipitações e temperaturas que são comuns na faixa equatorial do nosso planeta.
A vegetação é ‘filha’ do clima, sempre é bom lembrar disso!!!
Obs. Questão relativamente fácil devido as demais alternativas. O clima equatorial é um dos grandes climas do nosso país (foto)

O mapa da questão mostra em quais porções do Brasil se localizam os maiores municípios em termos de extensão territorial.
De maneira óbvia, eles estão nos maiores estados da federação: Amazônia e Para devido ao processo de ocupação relativamente recente.
Obs. O estado do Pará faz parte da Amazônia Oriental e o Amazonas faz parte da Amazônia Ocidental (alternativa correta)

A crise no socialismo que se instalou com os ventos da glasnost e perestroika o que levou a fragmentação da antiga URSS em vários países. O letal arsenal bélico nuclear foi dividido entre as principais ex-repúblicas soviéticas: Ucrânia, Cazaquistão, Bielorússia e a própria Rússia (ficou com a maior parte)
A dispersão desse arsenal ampliou o leque de países detentores de artefatos bélicos nucleares.

O texto I mostra a mudança na postura das FARCs ao longo do tempo. Na década de 1960, ainda inspirada pela luta de classes, exigia a reforma agrária como forma de acabar com as desigualdades sociais.
Na década de 90, são seduzidas pelos altos rendimentos provenientes do comércio de drogas, se fortalecem, e passam a controlar porções do território colombiano
O texto II atualiza a relação entre as FARCs e o Estado colombiano quando debate o veredito do referendo pelo acordo de paz. O resultado mostra que um acordo não teria a chancela do povo colombiano.

O texto faz uma alerta sobre os impactos ambientais ligados a ampliação da produção e consumo das sociedades industrias num mundo onde boa parte dos recursos disponíveis não são ilimitados. Um dos grandes desafios é o aumento do efeito estufa que vem alterando as médias das temperaturas mundiais.
A questão é extremamente fácil devido as opções apresentadas no enunciado.

Embora integrante da União Européia, a Hungria vem restringindo a entrada imigrantes em seu território.
As medidas descortinaram as contradições que o bloco europeu vive em relação ao refugiado. Se, por um lado, há um forte apelo em nome da ajuda humanitária, por outro lado, a chegada de imigrantes criam tensões no âmbito dos países membros.
Obs. A saída da Inglaterra do Bloco Europeu teve como um dos motivos a recuperação da soberania sobre sua política de imigração.

O avanço da fronteira agropecuária sobre a Amazônia, nas últimas décadas, se deu a partir do desmatamento da vegetação original para a criação de áreas de pastagens.
Embora haja diminuição da devastação, conforme dos dados da imagem, a pecuária extensiva é uma atividade que compromete os biomas do centro oeste (cerrado) e do norte (amazônia) do Brasil.

A busca pela eficiência do poder publico com a terceirizaçao de atividades administrativas vem tirando, do governo, sua capacidade de planejamento e gerenciamento.
Trocamos a pesada máquina burocrática das prefeituras por um emaranhado de empresas de gestão que mutilam as ações do poder executivo municipal.

A aglomeração urbana que vai de Boston até Washington se encontra na porção nordeste americana. Ela é a primeira e a mais conhecida megalópole do mundo.
Embora o enunciado evoque o conceito sofisticado de rede urbana, a questão só quer saber se o aluno conhece a localização de uma megalópole.
OBS. MEUS GABARITOS NÃO ESTÃO FECHADOS, ACEITO QUALQUER OBSERVAÇÃO DE ALUNOS, EX ALUNOS, COLEGAS DE TRABALHO E CURIOSOS
Só Deus sabe
CurtirCurtir