ESTADO DE ALAGOAS. UMA BREVE HISTÓRIA

          O território que hoje abarca o Estado de Alagoas fazia parte da porção sul da Capitania Hereditária de Pernambuco até 1819. Alagoas recebeu esse nome devido a enorme quantidade de lagoas em seu litoral.

        Os desafios e as contradições da colonização portuguesa nunca ficaram tão evidentes como nessa parte da colônia, pois se de um lado a metrópole portuguesa se deparava com a insurreição de escravos (Alagoas abrigou o quilombo dos Palmares) doalagoas outro lutava contra constantes  invasões holandesas, porém por abrigar a foz do rio São Francisco  “rio dos currais”, Alagoas teve  um papel estratégico na economia colonial através da criação de gado e na produção de tabaco e algodão.

            O Estado entrou no século XX com uma sociedade extremamente desigual mantida por oligarquias agropecuárias locais que se perpetuaram  no poder através do controle das terras e da resistência a qualquer projeto de modernização: O episódio do assassinato de Delmiro Gouveia (Barão de Mauá nordestino) foi emblemático.

        Atualmente Alagoas vem assistindo à redução do papel do  setor agropecuário em sua economia com o desenvolvimento setor de turismo e extração de petróleo, no entanto, seu crescimento econômico precisa resolver um grande desafio: Retirar o Estado da lanterna do ranking do IDH brasileiro.

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA BREVE HISTÓRIA

Correções serão bem vindas!

PROFESSOR LUCIANO MANNARINO

 

BIBLIOGRAFIA

HISTÓRIA DOS ESTADOS BRASILEIROS/IVAN ALVES FILHO. – RIO DE JANEIRO: REVAN, 2000

 

ezgif.com-video-to-gif (2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s