O território que hoje abarca o Estado de Alagoas fazia parte da porção sul da Capitania Hereditária de Pernambuco até 1819. Alagoas recebeu esse nome devido a enorme quantidade de lagoas em seu litoral.
Os desafios e as contradições da colonização portuguesa nunca ficaram tão evidentes como nessa parte da colônia, pois se de um lado a metrópole portuguesa se deparava com a insurreição de escravos (Alagoas abrigou o quilombo dos Palmares) do outro lutava contra constantes invasões holandesas, porém por abrigar a foz do rio São Francisco “rio dos currais”, Alagoas teve um papel estratégico na economia colonial através da criação de gado e na produção de tabaco e algodão.
O Estado entrou no século XX com uma sociedade extremamente desigual mantida por oligarquias agropecuárias locais que se perpetuaram no poder através do controle das terras e da resistência a qualquer projeto de modernização: O episódio do assassinato de Delmiro Gouveia (Barão de Mauá nordestino) foi emblemático.
Atualmente Alagoas vem assistindo à redução do papel do setor agropecuário em sua economia com o desenvolvimento setor de turismo e extração de petróleo, no entanto, seu crescimento econômico precisa resolver um grande desafio: Retirar o Estado da lanterna do ranking do IDH brasileiro.
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA BREVE HISTÓRIA
Correções serão bem vindas!
PROFESSOR LUCIANO MANNARINO
BIBLIOGRAFIA
HISTÓRIA DOS ESTADOS BRASILEIROS/IVAN ALVES FILHO. – RIO DE JANEIRO: REVAN, 2000