ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UMA BREVE HISTÓRIA

mapa_localizacao_espirito_santo_no_Brasil          Como um dos  vários estados voltados para o atlântico, o Espírito Santo nasceu de uma capitania hereditária com o mesmo nome em 1534. Após um breve início de desenvolvimento com a instalação de vários engenhos de açúcar – alguns historiadores afirmam que as primeiras arrobas de açúcar foram produzidas na capitania, sua economia entrou em colapso com os equívocos de seus controladores somados as fortes resistências de índios da região.  O governador geral da colônia portuguesa chegou a perder um filho (Fernão de Sá) nas inúmeras batalhas contra diversas nações beligerantes e numa delas teve a participação do chefe Araribóia (sim, o mesmo ajudou os portugueses contra os franceses pelo controle da baía de guanabara) e foi no Espírito Santo que o padre  José de Anchieta terminou seus dias em 1597.

          O final do Século XVII marca o começo da busca de metais preciosos, embora sendo uma das “bocas das minas”, o Espírito Santo não foi beneficiado pela exploração do ouro, diamantes e esmeraldas.  O ciclo da mineração restringiu o território do estado a uma pequena banda litorânea (o mesmo aconteceu com o estado do Rio de Janeiro) para dar lugar ao futuro estado de Minas Gerais. Somente em meados do Século XIX é que o panorama começa a ser modificado com a chegada dos primeiros cafezais (expansão do café do Rio de Janeiro) e com eles os primeiros núcleos de colonos alemães e italianos que fundaram várias cidades na região serrana do estado.

          A criação da Vale do Rio Doce (1942) e com ela a  finalização da ferrovia que ligava o seu litoral à região do quadrilátero ferrífero tornou o porto de Tubarão (ES) um dos maiores exportadores de mineiros do Brasil. Hoje o estado conta com uma economia bastante diversificada com destaque no primário (café e a cana), no secundário (beneficiamento de minérios e extração de petróleo) e no terciário (serviços e comércio exterior).

Correções são bem vindas!!!

 

Bibliografia

História dos Estados Brasileiros – Ivan Alves Filho

ESTADO DO CEARÁ: UMA BREVE HISTÓRIA

 

Texto – Prof Luciano Mannarino.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s