O conceito de Território (atividade)

 

O território se constitui num dos conceitos fundamentais da ciência geográfica. Ele vem sendo debatido por muitos pesquisadores que estão sempre fazendo reflexões sobre o seu significado.

Abaixo temos duas análises sobre o conceito de território.

Claude Raffestin

O território é tratado, principalmente, com uma ênfase político-administrativa, isto é, mapa-mundicomo o território nacional, espaço físico onde se localiza uma nação; um espaço onde se delimita uma ordem jurídica e política; um espaço medido e marcado pela projeção do trabalho humano com suas linhas, limites e fronteiras. Segundo o mesmo autor, ao se apropriar de um espaço, concreta ou abstratamente, o ator territorializa o espaço.

Assim, faz-se necessário enfatizar uma categoria essencial para a compreensão do território, que é o poder exercido por pessoas ou grupos sem o qual não se define o território.

 

 

Marcelo Lopes de Souza

territorio“Todo espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder é um território, do quarteirão aterrorizado por uma gangue de jovens até o bloco constituído pelos países membros da OTAN”. Deste modo, na visão de Marcelo Lopes de Souza, o território deve ser apreendido em múltiplas vertentes com diversas funções. Mesmo privilegiando as transformações provenientes do poder no território, o autor aponta a existência de múltiplos territórios, principalmente nas grandes cidades, como o território da prostituição, do narcotráfico, dos homossexuais, das gangues e outros que podem ser temporários ou permanente.

(Adilson Aparecido Bordo aabordo@ig.com.br Cleide Helena Prudêncio da Silva cleideprudencio@bol.com.br Marcelo Nunes nunegeo@bol.com.br Túlio Barbosa tuliobarbosa2004@yahoo.com.br Wagner Miralha wagnermiralha@bol.com.br Pós-graduação: FCT/UNESP)

 

 

Ensino Médio – 3 ano – Noite

1) Aponte a principal semelhança entre essas duas perspectivas.

2) O segundo autor fala da existência de  “multiplos territórios” nas grandes cidade. Exemplifique.

3) O primeiro autor fala que “ao se apropriar de um espaço, concreta ou abstratamente, o ator territorializa o espaço”.  Explique o significado da afirmativa.

4) Na sua concepção, qual das definições você considera a mais correta? Justifique.

 

 

 

 

ezgif.com-video-to-gif (2)

PROFESSOR LUCIANO MANNARINO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s