atividades AULA TEXTOS ACADÊMICOS

Território, Territorialidades, Territorialização e Desterritorialização (Avaliação)

Atividade de Geografia para o Ensino Médio. Conceito de Território

Atividade – 1 ano – Ensino Médio.

favela_1

“Da mesma maneira que o conceito de território passou por um verdadeiro processo de atualização, é importante destacar que inúmeras derivações e complementos surgiram para aumentar as possibilidades de utilização desde recorte geográfico. Marcelo Lopes de Souza (199 nos lembra que os territórios podem ser cíclicos ou ainda móveis , citando como exemplo, no primeiro caso, uma área urbana que de dia é ocupada por pessoas trabalhando em comércio e oficinas e, à noite, por prostitutas e seus clientes. No segundo episódio, utilizando-se também do exemplo da prostituição, uma área que, um ano antes, era dominada por prostitutas, após este período passou a ser controlada por travestis. Outro importante autor que também aprofunda as possibilidades de uso de conceito de território Haesbaert (2007), que trabalha com a concepção de território-rede, onde os fluxos podem se tornar dominantes de maneira que passam a ter caráter territorial.

Assim, além do conceito de território, utilizamos algumas derivações teóricas para explicarmos a realidade. Afinal, se o território, com esta interpretação contemporânea rica e dinâmica, pode se locomover espacialmente, desaparecendo e renascendo, o processo de criação territorial também passa a ser de fundamental compreensão.

Podemos denominar territorialização o processo contínuo de criação de territórios dos mais diferentes grupos sociais, de acordo com suas exigências espaciais e de exercício de poder. O processo de territorialização é contínuo, pois os conflitos sociais também são ininterruptos.

Na tentativa de construção de seus territórios e para a manutenção dos mesmos, estes grupos sociais passam a preencher o seu espaço com sua territorialidade, ou seja, com suas características, suas ideias, suas mercadorias, suas tradições, suas histórias, suas culturas. Apesar de criticar tal asserção, Marcelo Lopes de Souza (1995) acaba definindo bem quando afirma que a territorialidade é uma espécie de comportamento espaço-territorial de um grupo social.

Por fim, logicamente, se os grupos sociais possuem uma territorialidade específica, que permite integração e entendimento entre os homens, quando um indivíduo é isolado de seu grupo ou ainda inserido em um território que lhe é estranho, este sofre com um processo que podemos definir com desterritorialização. Inspirado em Milton Santos (2002), podemos afirmar que desterritorialização é uma palavra utilizada com frequência como estranhamento ou desculturalização, e é este autor que nos fornece um bom exemplo, ao lembrar a desterritorialização dos homens do campo quando vêm para a cidade grande, pois abandonam uma cultura herdada e se defrontam com um espaço desconhecido cuja história não ajudaram a construir. Para que se adaptem, estes indivíduos passarão por um processo de reterritorialização, ou seja, a lenta e gradual adequação a um território”

CECIERJ – Fundamentos Geográficos do Turismo – Gilmar Macaranhas/Daniella Pereira de Souza Silva/Luiz Guillherme de Souza Xavier

Questões (avaliação em grupo)

  1. De acordo com as informações do texto o que seria o território e por que ele pode adquirir um caráter efêmero?
  2. Relacione o Êxodo Rural ao conceito de Reterritorialização.
  3. Em algumas comunidades da cidade do Rio de Janeiro, há um conflito de territorialidade entre milicianos e traficantes? Justifique.
  4. Por que o Prof Milton Santos relaciona Desterrorialização a um processo de Desculturialização?
  5. Os diversos “ambientes” da internet são exemplos de territórios? Justifique.

Professor Luciano Mannarino.

O conceito de Território (atividade)

9 comentários em “Território, Territorialidades, Territorialização e Desterritorialização (Avaliação)

  1. Pingback: ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL VISCONDE DE MAUÁ – SEGUNDO ANO/2020 – Prof. Luciano Mannarino

  2. Pingback: ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL VISCONDE DE MAUÁ – TERCEIRO ANO/2020 – Prof. Luciano Mannarino

  3. Anônimo

    Very good!

    Curtir

  4. Iago de souza

    Professor aqui e o iago da 1422 do 2 ano,os exercicios sobre territorializacao devem ser feitos aqui ou quando voltar as aulas?? Pois aqui diz ser um trabalho em grupo.

    Curtir

  5. GUSTAVO ARAUJO DE SOUZA - Aluno(a)

    Boa noite, professor.
    Essa atividade é para o 3º ano?

    Curtir

  6. Anônimo

    Sou um aluno da turma 1231 e gostaria de perguntar se devo fazer o exercício proposto, pois numa aula anterior o senhor já havia passado para minha turma essa atividade.

    Abraços.

    Curtir

    • Bom dia, perdão pela demora. Todo o material que venho postando dever ser usado nesse momento. Use e abuse desse site. Tem textos, reflexões, provas comentadas….etc.
      obs. Não se preocupe com avaliações.

      Não sai de casa!

      Luciano Mannarino.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: