O que são areias?

              Grãos essencialmente de quartzo resultantes da desagregação ou da  composição das rochas em que entra a sílica. A separação do quartzo das rochas pelos agentes da erosão elementar ou meteorizarão se faz por causa de sua maior resistência, tanto ao desgaste de ordem física, quanto à decomposição química. Esses grãos de quartzo, uma vez desintegrados da rocha primitiva, são transportados pelos diversos agentes erosivos externos, indo formar as praias, os tômbolos, as dunas etc.

          Esses grãos, quando transportados pelos rios ou pelos mares, recebem certo polimento. O mar tem capacidade de desgastá-los mais profundamente devido ao vaivém constante das vagas. Na classificação do Prof. A. Cailleux, este tipo de grão está compreendido entre os emoussé luisante (EL), isto é, grãos polidos. Quando o transporte areiaprincipal é feito pelo vento adquirem certo arredondamento, porém apresentam a superfície picotada (rond-mat RM). Finalmente, quando são desagregados e transportados a pouca distância, possuem arestas e constituem os grãos angulosos (non usé NCI).

          A cor da areia nem sempre é branca, dependendo, no entanto, do seu estado de pureza. As areias misturadas com um pouco de argila apresentam coloração amarelada, ou mesmo avermelhada, nos climas tropicais.

          Outras vezes, quando possuem certos minerais, como a moscovita, a biotita, a ilmenita ou a pirita, adquirem brilhos especiais ou depósitos arenosos. As areias pretas podem ser produzidas pela mistura de grãos ou fragmentos de magnetita e ilmenita; as de coloração cinza podem ser produzidas pelas quantidades de lama ou Iodo que se acham misturadas com os grãos de quartzo, denominando-se areias vasosas. A coloração dourada pode ser dada pela moscovita, pirita, sericita etc. Assim, os depósitos arenosos podem aparecer com tonalidades de colorações muito diversas, em função dos minerais ou dos óxidos que as areias contenham. Os depósitos de praias, ou melhor, as extensões de areias, são representados nos mapas geológicos e geomorfológicos por uma série de pontos, ou ainda por gradação de cores.

 

Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico – Antônio Teixeria Guerra/Antônio José Teixeria Guerra

 

Prof. Luciano Mannarino.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s