Deserto
Região natural caracterizada pela pequena precipitação de chuvas muito irregular. Nas regiões desérticas quentes temos formas de relevo e alterações específicas como rios cuja rede hidrográfica não tem hierarquização, grande intensidade da desagregação mecânica, dunas etc.

Do ponto de vista da distribuição geográfica dos grandes desertos, observa-se que estes formam uma faixa no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. No primeiro caso, isto é, desertos do hemisfério norte, temos: Saara, Arábia, sul do Irã, Turquestão, Mongólia, sul dos Estados Unidos e norte do México. No segundo caso, isto é, desertos do hemisfério sul, temos: Austrália Central, extremo sul da ilha de Madagáscar, Kalaari (sul da África) e Atacama (Chile).
A parte da geomorfologia que estuda as formas de relevo dessas regiões recebe o nome de geomorfologia das regiões áridas.
Fonte: Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico – Antônio Teixeira Guerra/Antônio José Teixeira Guerra
Prof Luciano Mannarino
[…] O que é um deserto? […]
CurtirCurtir
[…] O que é um deserto? […]
CurtirCurtir
[…] O que é um deserto? […]
CurtirCurtir