UERJ 2019 – GABARITO DE HUMANAS COMENTADO – 2 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Slide2

LETRA B

Foram as pesadas perdas territoriais e financeiras que dificultaram a recuperação econômica da Alemanha pós primeira Guerra. O país humilhado foi campo fértil para o regime totalitarismo nazista da década de 1930. O gabarito é facilmente identificado através da interpretação dos textos introdutórios para a questão.

Slide3

LETRA B

Um dos grandes entraves do nosso desenvolvimento é manutenção da vergonhosa concentração de renda que restringe nosso mercado consumidor. O Brasil apresenta a quinta maior população absoluta do mundo, no entanto, é somente uma minoria que realmente vive a plenitude da “sociedade de consumo”. Questão fácil.

Slide4

LETRA C

A “cortina de ferro” foi uma expressão usada para evidenciar a fronteira que dividia a Europa do pós 2 Guerra Mundial. (Países aliados de Moscou faziam parte da “Europa Oriental” e Países aliados de Washington faziam parte da “Europa Ocidental”). A divisão era uma das evidencias do Mundo sob a égide da Guerra Fria. Questão fácil.

Slide5

LETRA A

A ideia de planejamento urbano “moderno” propõe usos separados como o citado no texto e que orientou o Plano Piloto de Brasília, feito pelo urbanista Lúcio Costa no fim da década de 1950. As demais cidades passaram por reformas que incluíram (em menor grau) elementos “modernos”,  poucos espontâneos ou orgânicos.  (Contribuição da Professora Anice Esteves Afonso)

Slide6
LETRA C

As pirâmides etárias que apresentam a base em processo de estreitamento caracterizam as mudanças nas taxas de natalidade que o país vem observando. A transição demográfica brasileira reduziu o número de alunos nas primeiras séries do Ensino no Brasil.

Slide7

LETRA D

A demolição do “Cabeça de Porco” foi a resposta que os governantes deram as moradias irregulares  que faziam parte da paisagem da capital do Brasil no final do Século XIX. A medida acabou por criar a primeira favela da cidade do Rio de Janeiro: A favela do morro da providência que ficava logo atrás do famoso cortiço.

Slide8

LETRA D

O fim do ciclo militar exigiu a elaboração de uma nova constituição, pois a anterior foi imposta pela ditadura. A “Constituição Cidadã”, como ficou conhecida a Carta Magna de 1988,  alinhava o Brasil as democracias do nosso tempo e reafirmava o compromisso do Estado com as garantias individuais e coletivas do seu povo.

Slide9

LETRA C

Como a África, o oriente médio apresenta fronteiras “Europeias” que foram constituídas sobre  o espólio do império turco otomano que se esfacelou após o fim da Primeira Guerra Mundial. O imenso mosaico cultural se espalha através de vários países e se torna um entrave para a estabilidade política na região.

Slide10

LETRA D

O movimento multicultural brasileiro em plena conturbada década de 1960 visava buscar novos paradigmas para as artes. Sua expressão mais contundente se deu na música e teve como ícones: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes.

Slide11

LETRA A

O planisfério revela distorções das áreas circulares  quando são representadas em regiões de baixa latitudes sob projeção cartográfica de Arno Peters (ao  fundo).  Cartografia é um tema recorrente na prova da UERJ.

Slide12

LETRA A

Soja, Cana (açúcar), Milho e o Algodão descortinam o fundamental papel das commodities agrícolas  em nossa pauta de exportação: Geração de divisas. Solo envenenado e alto custo dos alimentos no mercado interno são duas consequências  do agronegócio brasileiro.

Slide13

LETRA B

Os  dados revelam a manutenção das diferenças de rendimento entre brasileiros de origem européia e os de origem africana juntos com os mestiços. Os dados também apontam para as diferenças salariais ligadas ao gênero em ambos os grupos.

Slide14

LETRA D

Slide15

Letra A

A lembrança do massacre deve servir para que não permitamos que isso não se repita e que possamos identificar e reparar os dolorosos efeitos do etnocídio. Não é a primeira vez que esse trágico acontecimento  é lembrado pela banca da UERJ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s