UERJ 2022 – GABARITOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA COMENTADOS

LETRA C
A questão trabalha a linguagem cartográfica. Nela é possível ver que podemos redesenhar os tamanhos dos territórios para evidenciar determinado elemento, mas sempre respeitando uma proporcionalidade.
O mapa fica distorcido quando comparado aos mapas convencionais. Essa técnica é chamada de Anamorfose Geográfica. Possui um grande poder de comunicação. A banca da UERJ adora o tema. Fique de olho!!!!

LETRA D
A questão aborda os impactos da Terceira Revolução Industrial no mercado de trabalho. As letras A e B apresentam necessidades do Fordismo (2 Revolução Industrial) na produção de mercadorias.
Podemos até identificar os efeitos da obsolescência programada que despeja no mercado consumidor produtos que não precisam durar muito na Letra C, mas a Letra D é a única que realmente responde enunciado.
Não há espaço para trabalhadores de baixa qualificação nas linhas de montagens.

LETRA A
A invasão de terras devolutas (terras públicas) aumentaram muito nesse atual governo que tem no agronegócio um dos seus maiores apoiadores.
Essa terras são usadas, num primeiro momento, para a pecuária extensiva introduzida a partir da retirada da vegetação nativa através das queimadas que aumentaram muito nos últimos anos.

LETRA B
A “islamização” dos árabes de seu quando a religião se tornou hegemônica a partir do Século VII. A disciplina, o rigor litúrgico e a necessidade de impor os ensinamentos de Maomé serviu para unificar as tribos árabes e permitiu a expansão posterior do islamismo sobre porções do mundo antigo – alcançaram a Índia e, estendendo-se em direção ao Mar Mediterrâneo, conquistaram o norte da África e parte da Península Ibérica.
LETRA A
A vitória de Trump se deu quando ele conseguiu dar voz a uma parcela frustradas de americanos que passaram a relacionar o aumento do desemprego, da miséria e a perda do seu protagonismo geopolítico mundial aos governos democratas anteriores.
A retomada do lema nacionalista republicano “Make America Great Again“, na campanha eleitoral, retrata muito bem o grau de polarização politica que os EUA e o mundo, perigosamente, se encontram.
LETRA D
A amplitude térmica é a diferença entre a maior e a menor temperatura registrada num determinado lugar. Ela pode ser diária, mensal e anual.
No caso da região da Sibéria a Continentalidade (efeitos climáticos sofridos por regiões localizadas no interior dos continentes) se somam a Latitude elevada ( os raios do sol, responsáveis por aquecer o nosso planeta, incidem de diferentes formas através das estações do ano). Lá podemos ter Verões com + 30 graus e Invernos com inacreditáveis -70!!!
LETRA B
Conhecendo um pouco da realidade dos países asiáticos presentes nas alternativas e relacionando-os características apresentadas no enunciado, tratasse da Índia. A Índia, apesar de ser uma nação multiétnica, conseguiu manter a integridade de seu território e uma relativa tranquilidade institucional desde sua independência (1947) que lhe confere o status de maior democracia do mundo. Achei fácil!!!
LETRA D
As reformas trabalhistas de inspiração neoliberal estão sendo impostas com objetivo de oferecer maior competitividade para as empresas numa economia globalizada. Essas mudanças estruturais acabam por diminuir o oferta de mão de obra para empregos formais. Com esse contexto, as pessoas buscam alternativas de trabalho, seja para garantir alguma forma de sustento ou complementar a renda. Os “empreendedores”, na realidade, descortinam o fenômeno que ficou conhecido como a uberização do trabalho.
LETRA C
O episódio retratado na reportagem mostra a forma como governos ditatoriais conduziram os litígios que envolveram a posse da terra no Brasil. Os índios tiveram que abandonar suas terras para dar lugar a posseiros (pessoas que tomam posse de terras sem título de propriedade). Os vínculos históricos dos povos tradicionais, com suas terras, são ignorados por não apresentarem um título de propriedade. Como se antes da colonização os índios tivessem como registrar as terras onde sempre viveram. Um simples ato de covardia!!!
LETRA C
LETRA B
LETRA A
LETRA A
A construção Brasília redefiniu a malha rodoviária brasileira. Além das rodovias que articulavam diversas regiões ao Sudeste (área central da economia), agora teremos um novo eixo que vai ligar o centro oeste as demais regiões: o Eixo do poder político. A opção pelo uso do automóvel, ônibus, caminhão, etc para integrar um país de dimensão continental se mostrará um equívoco a longo prazo, mas atendia os interesses das montadoras!
LETRA B

Prof Luciano Mannarino.

UERJ 2021 GABARITO COMENTADO HUMANAS

UERJ 2020 – GEOGRAFIA – PROVA E GABARITO DO EXAME DISCURSIVO

UERJ 2019 – GABARITO DE HUMANAS COMENTADO – 2 EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s