
No sudeste asiático se localizam a China e a Índia. O peso demográfico dessas duas nações se destacam em qualquer análise sobre a distribuição da população mundial. Quanto ao uso de linhas imaginárias pela banca da UERJ para resolver a questão, creio que tenha até atrapalhado o aluno. As demais alternativas ajudaram a definir o gabarito. Questão fácil.

Outra questão envolvendo conceitos de Cartografia (a UERJ cobra muito isso). Quando estabelecemos a distância entre dois pontos usando pequenas escalas (o caso do mapa da questão) devemos levar em consideração a curvatura do planeta para estabelecer o real percurso. Quanta abobrinha escrita nas demais alternativas. Outra coisa. Não, a terra não é plana!!!!

De todos os bens colocados nas alternativas, a Colheitadeira é a única que foi adquirida com objetivo de reproduzir lucro para o capitalista, na medida em que, ela aumenta a produtividade e reduz custos com a mão de obra. Os demais itens não são comprados com o mesmo fim. O aluno deve ficar atento para a análise do texto. Questão interessante!!!

O Brasil se encontra, quase na sua totalidade de seu território, na região intertropical (entre os trópicos de capricórnio e o tropico de cancer), isso permite a elevada incidência dos raios solares de maneira perpendicular ao longo do ano. Temos um grande potencial para obter energia elétrica através dessa matriz energética. Olha a cartografia de novo!!!!

O Chile foi o primeiro país latino a experimentar a introdução do modelo neoliberal em sua economia. Privatizações, reforma administrativa, redução de obrigações do Estado tornaram a economia mais eficiente, no entanto, aumentaram os custos de transportes, saúde, educação do povo chileno que assistiu uma diminuição do seu poder de compra. As insatisfações estão sendo arrefecidas com a retomada dos gastos públicos no setor social.

Como toda grande cidade, BH apresenta um elevado nível de impermeabilização do solo através da construção de ruas, calçamentos, prédios, asfalto, etc. A canalização de córregos impede o contato do leito do rio com o solo. Em eventos de grandes volumes de precipitação, isso se constitui numa das causas da enchentes e alagamentos devido a ausência do processo de infiltração. A questão exige cuidado. Há uma pegadinha no seu enunciado.

A questão é uma clara crítica ao que está acontecendo no Brasil e em porções do mundo. As democracias estão sendo questionadas, em sua essência, por grupos que criticam sua complacência com demandas de minorias. O aumento da intolerância esta na raiz da busca de um pretenso bem coletivo. Dica 1: As demais alternativas são contraditórias. Dica 2: O aluno deve se ater ao anunciado apenas, pois texto introdutório pode gerar alguma confusão.

A questão aborda






Excelente!
CurtirCurtir
[…] UERJ 2021 GABARITO COMENTADO HUMANAS […]
CurtirCurtir
[…] UERJ 2021 GABARITO COMENTADO HUMANAS […]
CurtirCurtir