Duas das vantagens:
energia renovável;
fácil armazenamento;
alta eficiência energética;
baixo custo de aquisição;
menor emissão de gases de efeito estufa;
menor emissão de efluentes e resíduos sólidos;
menor risco / impacto ambiental em relação aos hidrocarbonetos; segurança energética (menor dependência e importação de fontes de energia)
.
Macrorregiões: Sudeste e Sul.
Dois dos fatores:
maior escolaridade;
melhor alimentação;
maiores rendas / salários;
maior acesso a moradias salubres;
acesso mais amplo aos serviços de saneamento ambiental;
maior rede de infraestrutura básica (esgoto, água tratada e coleta de lixo); maior acesso aos sistemas e serviços de saúde (vacinação, remédios, medidas preventivas).
Duas das causas e respectivas ações:
Despejo de esgoto doméstico in natura: implantação de estações de tratamento do esgoto doméstico.
Contaminação por agrotóxicos: controle e fiscalização do uso dos agrotóxicos; campanhas de orientação aos agricultores.
Despejo de efluentes industriais sem tratamento: imposição legal e fiscalização ambiental para que as indústrias realizem o tratamento dos efluentes antes de despejá-los nos cursos d’água.
Descarte de lixo: coleta, gestão e destinação adequados de resíduos sólidos, a partir de iniciativas como reciclagem, aterros sanitários, compostagem e aproveitamento energético de gases de aterros.
Diferença: os estadunidenses migram principalmente para países centrais, enquanto a maioria dos imigrantes é originária de países periféricos.
Uma das explicações:
Alto nível de renda estadunidense, em contraste com os países de origem da maioria dos imigrantes.
Envelhecimento da população norte-americana, gerando oportunidades para imigrantes recomporem a população em idade ativa do país.
E.U.A. é a maior economia do mundo, representando o maior mercado mundial de trabalho, atraindo migrantes de todo o mundo, principalmente dos países periféricos.
Uma das explicações:
A expansão/deslocamento das atividades de redes ilegais (tráfico de drogas, milícias, roubo de cargas) estenderam suas ações da região metropolitana do Rio de Janeiro para essa região.
As políticas e ações locais de segurança pública se mostram insuficientes frente ao crescimento populacional dessas cidades.
O aumento do fluxo de turistas foi acompanhado pela ampliação das ações de violência urbana (assaltos, roubos e furtos) nas regiões.
Dois dos problemas:
especulação imobiliária;aumento dos valores de impostos e taxas;
poluição de rios e lagoas por dejetos domésticos;
aumento dos preços de atividades de serviços e comércio;
defasagem da legislação de ocupação e regulação do espaço urbano;problemas urbanos, como insuficiência dos serviços de transporte, fornecimento de água e energia, coleta de esgoto e lixo, congestionamentos.
Explicação: essa região tem a peculiaridade de ser uma área de colisão de placas tectônicas continentais, que geram esse enorme dobramento que é a Cordilheira do Himalaia.
Dois dos efeitos:
redução acentuada da temperatura;
redução da umidade absoluta do ar;
aumento da instabilidade atmosférica;
diminuição da pressão do ar atmosférico;
redução dos totais pluviométricos anuais; diminuição da concentração de gases na atmosfera.
Macrorregiões: Norte e Nordeste. Um dos conflitos e respectivos atores sociais: Posse da terra: grileiros e posseiros. Proteção da natureza: ambientalistas e madeireiros. Demarcação de terras indígenas: índios e madeireiros / mineradores / empresários do agronegócio / pecuaristas. Disputa por terra / território: empresários do agronegócio e pequenos agricultores e quilombolas e grileiros. |
Dois dos efeitos:
alocação adequada dos diferentes usos e atividades socioeconômicas no espaço (comércio e serviços, residências, indústrias; lazer);
compatibilização das atividades humanas com as características naturais e ambientais;
implementação dos sistemas de transporte de forma eficaz, considerando o deslocamento de todos os grupos sociais;
estruturação, segundo uma visão sustentável, dos sistemas de água, coleta/deposição de lixo, energia, esgoto;
valorização da qualidade de vida e da sociabilidade das pessoas nas diferentes áreas de moradia e usos do espaço urbano;
criação de ambientes e vias de deslocamento com respeito à mobilidade, conforto e segurança das pessoas (iluminação pública, acessibilidade, prevenção de acidentes) previsão e direcionamento do crescimento da área urbana, respeitando as ideias e parâmetros presentes no planejamento inicial.;
Explicação: o movimento de rotação faz com que a posição de cada meridiano seja diferente em relação ao Sol a cada momento, trazendo como consequência a diferença horária entre os fusos do planeta. Continente: América. |
País mais relevante entre 1913 e 1950: Estados Unidos da América.
País tornando-se mais relevante a partir de 1990: China.
Uma das justificativas:
crescimento das exportações de bens;
acelerado processo de industrialização a partir da década de 1980;
ritmo de crescimento do PIB superior ao dos demais países do mundo;
ampliação expressiva das vendas para o mercado consumidor interno;
investimentos em infraestruturas (transportes, comunicações, moradia, saneamento) gerando milhões de empregos; investimentos chineses direto no exterior (empresas, compra de terra), revertidos em remessas econômicas para o país investidor.
Prof. Luciano Mannarino
[…] UERJ 2020 – GEOGRAFIA – PROVA E GABARITO DO EXAME DISCURSIVO […]
CurtirCurtir
[…] UERJ 2020 – GEOGRAFIA – PROVA E GABARITO DO EXAME DISCURSIVO […]
CurtirCurtir