dicionário

O que são meandros de rios?

Meandro

         Sinuosidades descritas pelos rios, for mando, por vezes, amplos semicírculos, em zona de terrenos planos, sendo, então, chamados de meandros divagantes. O termo genérico para designar estas voltas coleantes dos cursos d’água veio do rio Meandro, hoje Menderes, na Anatólia (Ásia Menor). Neste tipo, como o seu nome indica, o leito do rio muda com facilidade de lugar, em função da erosão.

   meandro

          Outro tipo de sinuosidade descrita pelos cursos d’água são os meandros encaixados, nos quais as margens são altas e o vale se acha profundamente escavado.
Nestes meandros é frequente o recortamento (sacado), fazendo uma passagem retilínea entre as duas extremidades do arco de círculo, dando aparecimento a um lago em forma de crescente, com uma ínsua, cujo destino a colmatagem e consequente desaparecimento.

.REDE DE DRENAGEM

Fonte Novo dicionário geológico-geomorfológico/Antonio Teixeira Guerra, Antonio José Teixeira Guerra-Bertrand Brasil

Prof. Luciano Mannarino

3 comentários em “O que são meandros de rios?

  1. Pingback: Principais mananciais de água que abastecem o Rio de Janeiro estão poluídos, alerta especialista. (avaliação) – Prof. Luciano Mannarino

  2. Em que parte dos meandros se depositam as areias?

    Curtido por 1 pessoa

    • Segundo os geólogos, o processo de formação de meandros ocorre em três etapas: corrosão, erosão e abrasão. Primeiro, a força da torrente de água ou a pressão hidráulica corrói as margens do rio e libera solo, pedras e rochas.

      Então, esse material movido pela força da água ajuda a corroer o leito do rio. Finalmente, é gerado o choque entre as partículas dos elementos que se desprendem e se chocam; Isso causa uma abrasão que aumenta o poder de minar as fundações do leito do rio.

      Do mesmo modo que se erode para o exterior formando uma curva, os sedimentos também se acumulam na margem oposta, criando o lado convexo ou interno da curva. Os meandros geralmente se formam no curso inferior ou médio dos rios; Eles raramente são criados nas fontes ou nos cabeçalhos.

      Isso ocorre porque é precisamente na parte baixa ou média dos rios onde maior pressão e força traz a corrente. Os meandros podem modificar a paisagem e até mudar o curso de um rio.

      obs. Devido a tua dúvida eu coloquei imagens no texto.

      Abraços.
      Luciano Mannarino.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: