Meandro
Sinuosidades descritas pelos rios, for mando, por vezes, amplos semicírculos, em zona de terrenos planos, sendo, então, chamados de meandros divagantes. O termo genérico para designar estas voltas coleantes dos cursos d’água veio do rio Meandro, hoje Menderes, na Anatólia (Ásia Menor). Neste tipo, como o seu nome indica, o leito do rio muda com facilidade de lugar, em função da erosão.

Outro tipo de sinuosidade descrita pelos cursos d’água são os meandros encaixados, nos quais as margens são altas e o vale se acha profundamente escavado.
Nestes meandros é frequente o recortamento (sacado), fazendo uma passagem retilínea entre as duas extremidades do arco de círculo, dando aparecimento a um lago em forma de crescente, com uma ínsua, cujo destino a colmatagem e consequente desaparecimento.
.
Fonte Novo dicionário geológico-geomorfológico/Antonio Teixeira Guerra, Antonio José Teixeira Guerra-Bertrand Brasil
Prof. Luciano Mannarino
O que é uma Bacia Hidrográfica?
Na Amazônia, 20% das bacias sofrem alto impacto de atividades humanas
[…] https://geoverdade.com/2019/12/23/o-que-sao-meandros-de-rios/ […]
CurtirCurtir
Em que parte dos meandros se depositam as areias?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Segundo os geólogos, o processo de formação de meandros ocorre em três etapas: corrosão, erosão e abrasão. Primeiro, a força da torrente de água ou a pressão hidráulica corrói as margens do rio e libera solo, pedras e rochas.
Então, esse material movido pela força da água ajuda a corroer o leito do rio. Finalmente, é gerado o choque entre as partículas dos elementos que se desprendem e se chocam; Isso causa uma abrasão que aumenta o poder de minar as fundações do leito do rio.
Do mesmo modo que se erode para o exterior formando uma curva, os sedimentos também se acumulam na margem oposta, criando o lado convexo ou interno da curva. Os meandros geralmente se formam no curso inferior ou médio dos rios; Eles raramente são criados nas fontes ou nos cabeçalhos.
Isso ocorre porque é precisamente na parte baixa ou média dos rios onde maior pressão e força traz a corrente. Os meandros podem modificar a paisagem e até mudar o curso de um rio.
obs. Devido a tua dúvida eu coloquei imagens no texto.
Abraços.
Luciano Mannarino.
CurtirCurtir