Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. Nas depressões longitudinais se verifica a concentração das águas das chuvas, isto é, do lençol de escoamento superficial, dando o lençol concentrado – os rios. A noção de bacia hidrográfica obriga naturalmente a existência de cabeceiras ou nascentes, divisores d’água, cursos d’água principais, afluentes, subafluentes etc.
Em todas as bacias hidrográficas deve existir uma hierarquização na rede, e a água se escoa normalmente dos pontos mais altos para os mais baixos. E comum o emprego da expressão bacia hidrográfica como sinônimo de vale, e como exemplo podemos citar: bacia do São Francisco ou vale do São Francisco; bacia do Amazonas ou vale do Amazonas etc.

O conceito de bacia hidrográfica deve incluir também uma noção de dinamismo, por causa das modificações que ocorrem nas linhas divisoras de água sob o efeito dos agentes erosivos, alargando ou diminuindo a área da bacia. Além do mais, a bacia hidrográfica pode ser principal, secundária e mesmo terciária, segundo certos autores, quando constituída de cursos de água de menor importância, isto é, os subafluentes geralmente. Podem ser ainda: litorâneas e centrais ou interiores.
Novo Dicionário Geológico-Geomorfológico – Antônio Teixeria Guerra/Antônio José Teixeria Guerra
Prof. Luciano Mannarino
Em Tocantins, ‘caixa-d’água do Brasil’, desmate ameaça rios
Bacia do Paraná já sente efeitos da seca sobre agronegócio e geração de energia
Na Amazônia, 20% das bacias sofrem alto impacto de atividades humanas

[…] O que é uma Bacia Hidrográfica? […]
CurtirCurtir
[…] O que é uma Bacia Hidrográfica? […]
CurtirCurtir