atividades AULA

A Conurbação e o combate ao Covid19.

Do UOL, em São Paulo 24/06/2020 15h34.

O promotor Luiz Alberto Meirelles Szikora, da cidade de Votorantim (SP), divulgou hoje uma nota de esclarecimento para pedir explicações sobre o funcionamento de um shopping center localizado na divisa do município com a vizinha Sorocaba. Como as duas cidades estão em fases diferentes de flexibilização das medidas de isolamento contra a pandemia do novo coronavírus, o estabelecimento reabriu apenas parcialmente no início da semana: as lojas do lado de Sorocaba estão fechadas, enquanto as lojas em Votorantim foram abertas

.Shopping na divisa entre Sorocaba (SP) e Votorantim (SP) fica

Na nota, divulgada pelo Ministério Público de São Paulo, o promotor classificou a situação como “absurda e icônica”, “por retratar a absoluta incongruência entre as posturas adotadas, atualmente, pelos municípios de Votorantim e de Sorocaba, em relação às medidas de isolamento e de distanciamento social (…)”. “Vale lembrar que os dois municípios formam um grande maciço urbanizado (conurbação), de modo que, em muitos locais, basta atravessar uma rua ou uma avenida ou seguir por mais alguns metros numa via pública, para sair do território de um município e adentrar no território de outro”, acrescenta o texto.

Na nota, a Promotoria de Justiça de Votorantim pede “uma solução única, que abranja todos os estabelecimentos situados no território do município de Votorantim, para resolver a divergência de posturas adotadas, atualmente, entre os referidos municípios, em relação às medidas de isolamento e de distanciamento social”. Segundo o texto, as medidas devem ser compatíveis e uniformes nas duas cidades. Ainda no documento, o promotor anunciou ter enviado um ofício ontem à Prefeitura de Votorantim para pedir informações. A partir daí, deverá determinar providências cabíveis, “especialmente se o Município de Votorantim continuar a adotar medidas menos rígidas de isolamento e de distanciamento social.

Trabalhos 1, 2 e 3 anos do Ensino Médio.

Trabalho para as Turmas do 1 Ano Ensino Médio.

1.Leia com bastante atenção a matéria da Folha de São Paulo sobre a conturbação de municípios de São Paulo e o COVID-19. De que forma esses municípios são representados?

2. Qual a vantagem e a desvantagem de utilizarmos imagens de satélite para apresentar áreas do espaço geográfico?

3. Os satélites servem não apenas para fornecer imagens, servem também para fornecer a localização. Quais os tipos de satélite que fornecem localização de pontos na superfície terrestre?

4.Faça uma pesquisa sobre o GPS, GLONASS, GALILEO e o BEIDOU. Faça um resumo sobre cada um deles e responda: a tecnologia pode ser estratégica na representação de porções da superfície terrestre? Qual a sua importância?

5. Faça uma pesquisa sobre o programa CBERS.

Trabalho para as Turmas do 2 Ano Ensino Médio.

1.Leia o texto sobre a área limítrofe entre os municípios de Sorocaba e Votorantim, presentes na Região Metropolitana de Sorocaba (interior do estado de São Paulo). Após a leitura, faça uma pesquisa e defina o que é conurbação.

2. Observe o exemplo de área conurbada entre os municípios Votorantim e Sorocaba, presentes no texto. Quais as vantagens e desvantagens da conurbação para esses municípios vizinhos?

3. Cite problemas ambientais urbanos existentes nessas áreas.

4. Represente graficamente a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (você pode desenhar ou colar a figura no corpo do texto, já pesquisa pode ser feita no site da fundação CEPERJ). Qual a sua população total, quantos são os municípios que dela fazem parte e qual o peso demográfico (ou populacional) do núcleo da metrópole da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (também conhecida como Grande Rio)?

5. Em sua opinião, é mais fácil ou mais difícil haver a conurbação no interior de uma região metropolitana? Justifique.

Trabalho para as Turmas do 3 Ano Ensino Médio.

1.A metrópole é fenômeno urbano que pode se tornar um problema político.

Justifique a afirmativa usando como exemplo região metropolitana do Rio de Janeiro.

Veja também!!!

A GEOPOLÍTICA DO PÓS GUERRA (vídeo e atividades)

Prof. Luciano Mannarino.

0 comentário em “A Conurbação e o combate ao Covid19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: