Material em fusão natural no estado líquido ou viscoso, resultante de uma erupção vulcânica. As lavas podem se solidificar rapidamente — quando ácidas, e podem percorrer grandes extensões quando básicas. Uma lava vulcânica é, por conseguinte, um magma cuja solidificação podemos assistir ao presenciarmos uma erupção vulcânica. Os derrames vulcânicos podem alcançar, por vezes, grandes extensões, e formar camadas espessas, como ocorreu com o trapp do Paraná. As lavas podem ser atuais ou pertencer a outros períodos da coluna geológica.

A saída das lavas pode se dar por fendas laterais da chaminé vulcânica ou, então, pela cratera central, situada no topo do cone. A superfície de um lençol de lava tem o aspecto de escória ao resfriar-se, o que é feito a partir da superfície. Durante o mesmo, as vezes se verifica o aparecimento de verdadeiros prismas, como se vê em certas rochas.
Fonte: Novo dicionário geológico-geomorfológico – Antonio Teixeira Guerra, Antonio José Teixeira Guerra. Rio de Janeiro – Bertrand Brasil, 1997.
Prof Luciano Mannarino
TIPOS DE ROCHAS E CICLO DAS ROCHAS (vídeo e atividades)
VÍDEO – TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL