Intemperismo, Erosão, Transporte e Sedimentação.

Intemperismo

Intemperismo é o processo de transformação ou desgaste das rochas através de processos físicos, químicos ou biológicos. Dependendo do tipo de processo e de produto envolvido, o intemperismo pode ser classificado em três tipos principais:

  • Intemperismo físico »
  • Intemperismo químico »
  • Intemperismo biológico »

Intemperismo físico

Também chamado de mecânico, acontece quando há desagregação mecânica das rochas em partículas menores, sem alteração química dos minerais. Este processo aumenta a área superficial da rocha deixando-a mais suscetível à ação de outros tipos de intemperismo.

Fragmentação de um bloco de rocha pelo intemperismo físico aumentando sua área superficial.
Efeito dos processos de congelamento e derretimento da água no alargamento de fraturas preexistentes. 

Intemperismo químico

Ocorre pela alteração química dos minerais que compõem a rocha, que faz com que ela se torne mais friável, mais frágil e mais porosa. Os principais processos químicos que ocorrem nesse tipo de intemperismo são a hidrólise, a hidratação, a oxidação, a redução, a carbonatação e a dissolução.

Intemperismo biológico

Também chamado de intemperismo químico-biológico ou físico-biológico, ocorre quando os seres vivos intervêm no processo de transformação das rochas. Podem ocorrer pela ação de bactérias, de resíduos orgânicos de animais e de raízes de plantas, resultando na alteração química e física das rochas, como o índice de acidez e a coesão dos agrupamentos minerais, entre outros fenômenos.

______________

Os processos intempéricos são os grandes responsáveis pelo enfraquecimento das rochas, facilitando a erosão, o transporte dos sedimentos resultantes e sua posterior sedimentação em locais distantes.

Erosão, transporte e sedimentação

Ao observarmos uma paisagem nem sempre paramos para pensar em como ela foi formada. No entanto, a formação do relevo deve-se a vários processos, sendo a erosão, o transporte e a sedimentação alguns dos mais importantes. Quando combinados, estes processos criam fenômenos que modelam a superfície terrestre, gerando vales, solos, rochas sedimentares e até mesmo a areia da praia.

Erosão – “retira o material”

Após intemperizados, os minerais presentes nas rochas ficam mais frágeis e quebradiços, propensos a serem removidos por agentes externos, tais como água, vento, geleiras e até mesmo a gravidade. Veja alguns exemplos:

Transporte – “movimenta o material”

Além de causar erosão, estes agentes também realizam o transporte do material removido para longe da área fonte. Alguns agentes transportam os sedimentos a longas distâncias, como os rios e o vento. Outros depositam-nos próximos da área fonte. A distância percorrida pelos sedimentos desde a área fonte até o local final vai depender de vários fatores, como energia do agente, declividade do terreno, etc.

Sedimentação – “deposita o material”

Os sedimentos transportados pelos diversos agentes são depositados em locais mais baixos, denominados bacias sedimentares. É nestes locais que o material depositado se acumula, em camadas que podem atingir até vários quilômetros de espessura.

Prof Luciano Mannarino

O que estuda a Geomorfologia?

Apresentação do Professor de Geologia…

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s