Sim, Brasília é uma Unidade Federativa. Apresenta os elementos pertinentes a um Estado da Federação: território e poderes próprios.
A criação do Distrito Federal não foi um projeto recente, na realidade, o desejo de levar a sede do governo do Brasil para o interior remonta ao século XVIII – membros da Conjuração Mineira já admitiam a existência de uma capital interiorana para nação independente, porém a sua construção se deu bem mais tarde, ela foi concebida dentro do sonho megalomaníaco de Juscelino Kubistchek que prometia avançar o país “50 anos em 5”!!!
Dentre os vários argumentos para levar a capital para o interior, podemos destacar a necessidade diminuir o padrão litorâneo da distribuição da população do Brasil. O pais sempre apresentou baixas densidades demográficas nas regiões centro oeste e norte – o que é motivo de preocupação na medida em que temos a nossa disposição um território continental.
A mudança foi realizada em abril de 1960. A cidade do Rio de Janeiro deixava a condição de capital do Brasil para se tornar a Cidade Estado da Guanabara (extinta em 1975).
Passada várias décadas, Brasília se tornou uma grande alegoria que caracteriza o nosso país e a nossa sociedade: A contradição. A cidade de perfil futurista vive cercada por “cidades satélites” que exibem elevadas taxas de desemprego e pobreza.
PROFESSOR LUCIANO MANNARINO
Correções serão bem vindas!
BIBLIOGRAFIA
[…] BRASÍLIA: UMA BREVE HISTÓRIA […]
CurtirCurtir
[…] BRASÍLIA: UMA BREVE HISTÓRIA […]
CurtirCurtir